EQST

O Que Filosofia Para Hobbes?

O que filosofia para Hobbes? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que é filosofia para Hobbes?

Hobbes afirma que, em seu estado de natureza, “o homem é o lobo do homem”. O estado civil seria a solução para uma convivência pacífica, em que o ser humano abriria mão de sua liberdade para obter a paz no convívio social. O monarca, argumenta o filósofo, pode fazer o que for preciso para manter a ordem social.

Qual tipo de sistema político é defendido pelo filósofo Thomas Hobbes?

Grande defensor do absolutismo, Hobbes defende essa forma de governo utilizando argumentos lógicos e estritamente racionais (excluindo quaisquer preceitos ou argumentos religiosos). Sua teoria baseia-se na ideia de que é necessário um Estado Soberano para controlar a todos e manter a paz civil.

Quais são os motivos que levam a sociedade elaborar um contrato que dá origem ao Estado segundo Hobbes?

Resposta:Segundo Hobbes os motivos que levam a sociedade a elaborar o contrato que dá origem ao Estado é o desejo de superação as tensões e conflitos entre os indivíduos, instauração a ordem política e a conquista do convívio social, ou seja do bem estar entre os cidadãos).

Porque nos unimos em sociedade segundo Hobbes?

Resposta. Tal como o filósofo inglês Thomas Hobbes, Jean-Jacques Rousseau sustenta que a sociedade surge a partir de um pacto, um contrato estabelecido entre os homens, que faz com que estes abandonem o estado de natureza e se organizem em sociedade.

Como o filósofo Thomas Hobbes descrevia a vida no estado de natureza?

No estado de natureza, segundo Hobbes, os homens podem todas as coisas e, para tanto, utilizam-se de todos os meios para atingi-las. Conforme esse autor, os homens são maus por natureza (o homem é o lobo do próprio homem), pois possuem um poder de violência ilimitado.