A Casaca é um instrumento musical de percussão feito de madeira, também chamado cassaca, casaco, cansaca, canzaca, canzá, ganzá, caracaxá, reque-reque reco e reco-reco de cabeça . ... O instrumento teria sido criado pelos índios Tupiniquins, que ocupavam o litoral capixaba antes da chegada dos portugueses.
VilaCapixaba - Vila Velha - Bandas Capixabas. Terça, 5/1/2021. Casaca é um instrumento de destaque do congo, parecido com o reco-reco. Só que na música ela também tem um valor muito grande, principalmente para o povo capixaba.
Um dos lados da parte correspondente ao corpo possui talhos transversais (que lembram as costelas de uma pessoa) sobre os quais se corre uma vareta, extraindo-se desse atrito um som único e intermitente que dá individualidade ao instrumento.
Significado de Casaca substantivo feminino Veste de cerimônia, com abas longas na parte posterior, usada sobre o colete.
Em março do ano 2000, inspirado no grito de guerra do Vasco, o torcedor Roberto Cavalcanti criou o site [email protected] para publicar seus textos e de outros amigos cruzmaltinos. O Vasco não tinha como se defender, e até suas notas oficiais eram boicotadas pela imprensa. ...
Congo capixaba é um gênero musical brasileiro, típico das regiões litorâneas do Espírito Santo. Os principais instrumentos são o tambor de congo, bumbo ou caixa, casaca ou reco-reco, cuíca, chocalho, triângulo e apito (utilizado pelo mestre no início e término das toadas).
A festa popular originou no Brasil na metade do século XVII. Ela carrega elementos culturais africanos (principalmente do povo de Angola e Congo) e elementos da Igreja Católica trazidos pelos portugueses, ou seja, uma mistura das festas trazidas pelos negros escravizados com a religiosidade cristã na época colonial.
O Congo Capixaba é uma manifestação cultural que acontece no Espirito Santo, tendo suas origens nos negros escravos, vindos de várias regiões da África, provavelmente, origem nos bantus, grupo etnolinguístico da África subsariana.
O contato dos portugueses com as autoridades políticas deste reino teve grande importância na articulação do tráfico de escravos. Uma expressiva parte dos escravos que trabalharam na exploração aurífera do século XVII, principalmente em Minas Gerais, era proveniente da região do Congo e de Angola.
O congo é um dos símbolos culturais do Espírito Santo. Para contar a história dessa importante manifestação, a Tradição Serrana entrou no Sambão do Povo, já na madrugada deste sábado, com muitas cores e brilhos. ... Segundo integrantes da agremiação, o item simbolizava a união do povo africano e do povo capixaba.
De origem africana mas com influência ibérica, o congo já era conhecido em Lisboa entre 1840 e 1850. É popular no Nordeste e Norte do Brasil, durante o Natal e nas festividades de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.
A congada ou congado é uma manifestação cultural e religiosa afro-brasileira. ... Embora seus registros mais antigos tenham ocorrido em Pernambuco, a congada é mais praticada em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná e Pará.
Têm como padroeiras Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Ifigênia. Por isso, geralmente se apresentam nas festas desses santos ou ainda no mês de maio. Em Minas Gerais, realizam-se no mês de outubro, em homenagem a Nossa Senhora do Rosário.
Realizada anualmente, a manifestação cultural Congada tem por objetivo principal louvar seus santos protetores, os “santos dos pretos”, como São Benedito, Santa Ifigênia e Nossa Senhora do Rosário”.
“O Congado vem do termo congo, que significa congar, dançar. ... Os primeiros relatos de Congado na região se deram em meados de 1850, no distrito de Miraporanga.
Com efeito, as Congadas representam rememorações de reinados africanos por meio de festejos, festas, festividades onde estão incluídas as procissões, coroações, desfiles de apresentações dos Grupos, Guardas, Bandas ou Ternos; novenas, novenários, missas campais, almoços coletivos e outras atividades ligadas ao contexto ...
textos, fotos, gravuras, convites; questionar os alunos acerca dos grupos existentes na sua cidade ou região; elaborar um trabalho especifico a respeito do Congado, focando a realidade em seu município; de acordo com a série e nível de conhecimento dos alunos, levar para a sala de aula mapa da cidade para que o aluno ...
Poços de Caldas
Pode ser definido como uma manifestação religiosa e cultural afro brasileira, onde tem danças e canticos e uma dramatização para a coroação de REI CONGO.
A congada é mistura das festas trazidas pelos negros escravizados com a religiosidade cristã praticada na colônia. No entanto, suas origens remontam à própria África, quando os súditos faziam o Cortejo aos Reis Congos, a fim de agradecer os seus governantes.
As gungas representam as correntes que prendiam os escravos, nas quais eram colocados guizos para descobrir negros em fuga. Seus pés nunca se afastam muito da terra. As cores das roupas, geralmente branca ( calça e camisa ) e azul ( saiote ), representam o manto de Nossa Senhor ( azul ).