As principais características dos SAD são: Possibilidade de desenvolvimento rápido, com a participação ativa do usuário em todo o processo; Facilidade para incorporar novas ferramentas de apoio à decisão, novos aplicativos e novas informações.
Sistemas de Informações Gerenciais (SIG), auxila no controle, tomada de decisão e administração, a nível de gerência. ... Sistemas de Apoio à Decisão (SAD), é a tomada a decisão em relação a problemas não usuais, como impactos na programação de produção e investimento atrasado.
Sistemas de Informação Gerencial O propósito de um SIG é ajudar a empresa a alcançar suas metas, fornecendo a seus gerentes detalhes sobre as operações regulares da empresa, de forma que possam controlar, organizar e planejar com mais efetividade e com mais eficiência e dando suporte ao processo de valor adicionado.
Um SIG fornece aos administradores, informações úteis para obter um feedback às operações empresariais. Realiza integração entre as diversas funções empresariais tais como compras, marketing, finanças, recursos humanos e produção, trocando informações, visando melhorar o sistema organizacional.
Os SPTs são sistemas usados em nível operacional, estruturados para atender às necessidades diárias das empresas. É por meio desse tipo de sistema de informação que são registradas as transações rotineiras, como valores recebidos, despesas, folhas de pagamento e controle de estoque.
Os Sistemas de Processamento de Transação (SPTs) são sistemas de suporte para atividades do dia a dia da organização que servem o nível operacional como monitorando as atividades diárias ou normais de uma empresa, controle de estoque, contabilidade, sistemas de cobrança e pagamento de contas, folha de pagamento, ...
COmponentes dos sistemas de informação empresariais. Um sistema de informação é essencialmente composto por cinco componentes. São eles: hardware, software, banco de dados, rede e pessoas. ... O processamento de informações consiste em entrada; processo de dados, armazenamento de dados, saída e controle.
De acordo com (O' Brien, 2000), podemos dividir os sistemas de informação em quatro tipos: Sistemas de informação transacionais, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão e sistemas de informações executivas.
As empresas que mais atuam no mercado de software pago são: Microsoft, Adobe, Corel, Autodesk, Apple, entre outras. Exemplos de softwares pagos: O sistema operacional Windows. O pacote de escritório Office (Word, Excel, Power Point)
GNU/Linux
Os Softwares Pagos são aqueles que têm um dono e o seu uso se dá mediante a uma licença comercial. Os Softwares Pagos não são diferentes comercialmente de qualquer outro produto. Software Gratuitos são aqueles que estão sob uma licença livre e que seu uso e distribuição são permitidos a todos.