Para fazer o cálculo da Superfície Corporal Queimada (SCQ), utiliza-se a Regra dos Nove e apresenta-se o resultado da soma em percentagem (% de SCQ), conforme abaixo: Figura: Percentual para o Cálculo da Superfície Corporal Queimada.
Regra dos nove: é atribuído, a cada segmento corporal, o valor nove (ou múltiplo dele): cabeça - 9% tronco frente - 18% tronco costas - 18%
AVALIAÇÃO DAS QUEIMADURAS A profundidade, extensão e localização da queimadu- ra, a idade da vítima, a existência de doenças prévias, a concomitância de condições agravantes e a inalação de fumaça têm de ser considerados na avaliação do queimado.
Regra dos noves: divide se o corpo adulto anatomicamente em onze partes, cada uma compreendendo 9% da área total.
Para superfícies corporais de pouca extensão ou que atinjam apenas partes dos segmentos corporais, utiliza-se para o cálculo da área queimada o tamanho da palma da mão (incluindo os dedos) do paciente, o que é tido como o equivalente a 1% da SCQ.
A regra de Wallace (comumente conhecida como regra dos nove) é uma ferramenta de medida utilizada em medicamentos de atendimento pré-hospitalar. A intenção da medida é quantizar a área total da superfície corporal atingida por uma queimadura.
As leves são as queimaduras de 1º grau, que representam menos de 10% da superfície corporal. Enquanto as moderadas e graves, são as queimaduras que envolvem mais de 10% da superfície corporal. Basicamente, todas as queimaduras de terceiro grau que envolvem mais de 1% do corpo são classificadas como moderadas ou graves.
Queimaduras são lesões na pele provocadas pelo contato direto com calor, radiação, eletricidade ou substâncias químicas. Elas podem envolver diferentes camadas da pele e, justamente por isso, são classificadas em primeiro, segundo e terceiro grau (da camada mais superficial para a mais profunda).
Assim que puder, coloque a queimadura embaixo de água corrente fria por pelo menos dez minutos ou aplique uma compressa fria. Não use gelo pois o congelamento poderia prejudicar o tecido da pele ainda mais.
Para aliviar a dor e auxiliar o processo de cicatrização, pode ser indicado pelo clínico geral ou dermatologista o uso de algumas pomadas como Nebacetin, Esperson, Dermazine ou Sulfadiazina de prata.
Anestésicos e analgésicos podem ajudar a aliviar a dor causada por queimaduras. “O uso de umectantes, como a vaselina, ajuda a manter a lesão hidratada. Analgésicos podem ser indicados para alívio da dor, se não houver contraindicações”, afirma a dermatologista Gabriela Itimura.
NUNCA passe gelo, manteiga, pomada ou qualquer outra coisa na queimadura. A única coisa que podemos passar em uma queimadura é água corrente em temperatura ambiente (nunca gelada).
Queimaduras de primeiro grau (leve) O que fazer: Resfriar a região queimada com soro fisiológico ou água fria em abundância, até amenizar a dor. Se a dor persistir, procurar um médico.
Contra queimaduras solares O produto é cicatrizante, possui vitaminas hidratantes e propriedades reparadoras. Uma fina camada da pomada no local lesionado consegue “refazer” a pele.
Cobrir com tecido limpo e molhado em água fria. Em nenhum momento se deve estourar a bolha da queimadura, pois isso aumenta o risco de infecções, o que pode piorar a recuperação e até afetar a cicatrização, sendo necessário o tratamento com antibiótico.
Lavar a região queimada com água por mais de 10 minutos para limpar a região e diminuir a dor; Evitar romper as bolhas que tenham se formado, mas, se necessário, utilizar uma agulha esterilizada; Aplicar uma gaze com pomada de sulfadiazina de prata a 1%; Enfaixar o local cuidadosamente com uma atadura.
Um curativo que é bastante recomendado no tratamento inicial de queimaduras de segundo e terceiro grau é a sulfadiazina de prata, devido ao seu efeito antimicrobiano de amplo espectro.
Assim, alguns passos que garantem uma cicatrização mais rápida e evitam o surgimento de cicatrizes feias e outras complicações, são:
Lave o ferimento imediatamente com água e sabão. Aplique uma pequena quantidade de pomada antibiótica, conforme a orientação de seu médico. Cubra o ferimento com uma faixa ou gaze. Mantenha sempre o ferimento limpo e seco.
Pomadas para Tratar Queimaduras
O tempo médio de cura de uma lesão de primeiro grau varia de três a quatro dias; a de segundo grau leva de duas semanas a um mês para sarar, e a de terceiro grau pode demorar até um ano de tratamento, com acompanhamento profissional. Quem tem a pele mais escura pode ficar com o local da queimadura esbranquiçado.
Elas podem ser classificadas como superficiais, quando a base da bolha é rósea, úmida e dolorosa; ou profundas, quando a base da bolha é branca, seca, indolor e menos dolorosa (profunda). A restauração das lesões ocorre entre 7 e 21 dias.
Não necessitam de atendimento médico e, geralmente, melhoram entre 3 e 6 dias. O tratamento consiste apenas em manter a pele e o organismo hidratados. Se a dor for incômoda, um analgésico poderá ajudar.
As queimaduras de 2º grau profundas são aquelas que acometem toda a derme, sendo semelhantes às queimaduras de 3º grau. Como há risco de destruição das terminações nervosas da pele, este tipo de queimadura, que é bem mais grave, pode até ser menos doloroso que as queimaduras mais superficiais.
1º grau: também chamada de queimadura superficial, são aquelas que envolvem apenas a epiderme, a camada mais superficial da pele. Os sintomas são intensa dor e vermelhidão local, mas com palidez na pele quando se toca. A lesão da queimadura de 1º grau é seca e não produz bolhas.
As queimaduras são classificadas como de primeiro, segundo ou terceiro grau, dependendo da profundidade e gravidades perante a superfície da pele. A queimadura de primeiro grau afeta somente a epiderme ou camada externa da pele.
Nesses casos, apenas a epiderme e a derme são atingidas e a recuperação pode ser facilitada com o uso de soro, antibióticos e curativos. No caso de queimaduras de espessura total (de terceiro grau), há a danificação de músculos e até ossos.
Em casos de queimaduras de segundo e terceiro grau, pode ser necessária a raspagem local, a fim de se retirar as camadas mortas da pele para que se regenere de forma uniforme. Em muitos casos, lesões de primeiro e segundo grau se curam sem deixar manchas, caso o tratamento seja seguido corretamente.
Nestes casos é recomendado que:
Um excelente remédio caseiro para queimaduras na pele, causadas pelo sol ou pelo contato com água ou óleo, é a casca da banana, pois alivia a dor e evita a formação de bolhas, sendo excelente para queimaduras de 2º grau. Mas outras boas opções são a babosa, o mel e as folhas de alface, por exemplo.