Siga os passos para tirar o seu rebite hermético ou qualquer outro tipo da rebitadeira:
Pressionar progressivamente os cabos até que o mandril quebre. Caso sejam necessários mais apertos, abrir os cabos para apertar novamente, sempre mantendo a ponteira sobre a cabeça do rebite (Fig. 9c).
Uma regra geral é de que o rebite deve ter um diâmetro de pelo menos três vezes a espessura da chapa mais espessa que está sendo unida. De acordo com o padrão militar, o diâmetro do cabeçote do contraestampo da junta do rebite deve ser maior que 1,4 vezes o diâmetro da haste.
2) Qual deve ser o diâmetro do furo que vai receber um rebite com 5/16” de diâmetro? Uma polegada vale 25,4 mm. 3) Calcular o comprimento útil de um rebite de cabeça redonda com diâmetro de 1/4” para rebitar duas chapas, uma com 3/16” de espessura e a outra com 1/4”.
folga entre a raiz do filete da porca e a crista do filete do parafuso: f = 0,045P. diâmetro maior da porca: D = d + 2f . diâmetro menor da porca (furo): D1 = d - 1,0825P. diâmetro efetivo da porca (Æ médio): D2 = d2 .
Exercício 2 Quando se deseja uma união permanente, em que as superfícies das peças não sejam modificadas devido ao calor, deve-se usar: a) ( ) solda; b) ( ) parafuso; c) ( ) rebite; d) ( ) chaveta. Exercício 3 Um rebite compõe-se de: ... c) ( ) Material de fabricação, tipo de cabeça e comprimento útil.
No tipo de união móvel união móvel união móvel, os elementos de fixação podem ser colocados ou retirados do conjunto sem causar qualquer dano às peças que foram unidas. É o caso, por exemplo, de uniões feitas com parafusos, porcas e arruelas.
So usados para unir peas como chapas, perfis e barras. A unio de peas feita por esses elementos pode ser de dois tipos: mvel e permanente. No tipo de unio mvel, os elementos podem ser colocados ou retirados do conjunto sem causar danos s peas que foram unidas.
Numa classificação geral, os elementos de fixação mais usados em mecânica são: rebites, pinos, cavilhas, parafusos, porcas, arruelas, chavetas etc.
Os elementos de máquinas podem ser classificados em grupos conforme sua função. Dentre os vários elementos de máquinas existentes, podemos citar alguns: ➢ Elementos de Fxação: • Parafusos -Porcas -Arruelas; • Rebites; • Pinos e cavilhas; • Chavetas -Estrias; • Anéis elásticos • Contrapinos, etc; • Solda.
Elementos Rolantes De rolos - Os corpos rolantes são formados de cilindros, rolos cônicos ou barriletes. Esses rolamentos suportam cargas maiores e devem ser usados em velocidades menores.
Os rolamentos limitam, ao máximo, as perdas de energia em conseqüência do atrito. São geralmente constituídos de dois anéis concêntricos, entre os quais são colocados elementos rolantes como esferas, roletes e agulhas.
É composto de elementos rolantes (esferas, rolos ou agulhas), pista de rolamento e gaiola. Sua fabricação é normatizada e segue altos padrões de qualidade, com medidas controladas e materiais de alta resistência como aço combinado com crómio ou ação inox.
Já os mancais de rolamentos são compostos por dois anéis interpostos por elementos rolantes, que se movimentam para absorver o atrito, posicionados por meio de gaiolas montadas entre os anéis. É importante notar que existem diversos tipos de elementos rolantes e configurações de rolamentos.