A partir da ascensão do sistema capitalista (industrialização, formação de mercados, bancos, comércios), ocorreu a ascensão de uma nova classe social: os operários, isto é, os trabalhadores das indústrias capitalistas. ... Dessa maneira, surgiram os movimentos socialistas, a partir da organização dos trabalhadores.
As condições de trabalho nas primeiras fábricas da Revolução Industrial eram insalubres. ... A jornada de trabalho durava até dezesseis horas, não havia férias, nem descanso aos sábados. Enfim, as condições de trabalho eram precárias e punham em risco a vida dos operários.
Na verdade, as condições de vida dos trabalhadores eram precárias: eles viviam em bairros afastados das regiões centrais das cidades, suas casas eram insalubres, construídas em ruas escuras e sem pavimentação, eram mal ventiladas, não tinham água e apresentavam péssimas condições sanitárias.
A qualidade de vida dos trabalhadores ingleses durante a Revolução Industrial era péssima, pois as condições de trabalho eram terríveis, os direitos trabalhistas eram praticamente inexistentes e não havia uma preocupação muito grande em relação à urbanização racional, higiênica e eficiente, de modo que o trabalhadores ...
O movimento operário brasileiro viveu anos de fortalecimento entre 1917 e 1920, quando as principais cidades brasileiras foram sacudidas por greves. ... A greve durou uma semana e foi duramente reprimida pelo governo paulista. Durante pelo governo de Getúlio Vargas.
Suas idéias eram difundidas por meio de congressos e por uma imprensa própria e, entre outros, destacaram-se como divulgadores do ideário anarquista José Oiticica, Everardo Dias e Edgard Leuenroth. As correntes anarquistas dividiam a liderança do movimento operário com outros grupos políticos.
Resposta. Terminou com os operários conseguindo vitórias como a redução da jornada de trabalho para dez horas, a proteção ao trabalho de mulheres e crianças, a reforma do código penal e a regulamentação das associações políticas.
Resposta. Os operários pediam aumento de salário, redução da jornada de trabalho, proibição do trabalho infantil e do trabalho feminino à noite.
Diante da forte repressão policial, os operários se recusam a negociar diretamente com os patrões e jornalistas se encarregam de formar uma comissão intermediadora. Depois de árduas negociações, os operários conquistaram o aumento de 20% de salário, direito de associação e a não demissão dos envolvidos na greve.
Nesse dia, no ano de 1857, as operárias de uma fábrica em Nova York entraram em greve para reivindicar a redução do horário de trabalho, o direito à licença-maternidade e a equiparação de seus salários aos dos homens. As mulheres foram trancadas na fábrica e, devido a um incêndio, 129 delas morreram.
As principais greves operárias ocorridas no Brasil durante a Primeira República tiveram como motivos a luta pelo aumento salarial, melhores condições de trabalho, melhores condições de vida (alimentação, moradia), por uma legislação previdenciária, direitos trabalhistas e sindicais.
As vendas de café caem de 2.
Todos os anos, divulga-se a história de que o Dia Internacional da Mulher surgiu em homenagem a 129 operárias estadunidenses de uma fábrica têxtil que morreram carbonizadas, vítimas de um incêndio intencional no dia 8 de março de 1957, em Nova York.