O calor fornecido a um corpo que gera apenas variação de temperatura é denominado de sensível; caso haja mudança de fase, o calor será chamado de latente.
Sobre o que é calor sensível, pode-se dizer que corresponde à quantidade de calor fornecida a um corpo que gera apenas variações de temperatura, sem produzir mudanças de fase. ... Uma caloria corresponde à quantidade de calor necessária para que 1 g de água sofra variação de temperatura de 14,5 °C para 15,5 °C.
Os sistemas térmicos são aqueles que envolvem transferência de calor de uma substância para outra. ... O equipamento eletrônico tem uma capacitância térmica CT e gera calor a uma taxa constante q quando está operando.
O conjunto de valores das propriedades termodinâmicas de um sistema se denomina estado termodinâmico, ou, simplesmente, estado do sistema. ...
- A termodinâmica estuda os fenômenos que lidam com temperatura, calor e pressão, analisando as propriedades da matéria em condições específicas.
A Termodinâmica (do grego therme = calor e dynamis = movimento) é o ramo da Física que estuda os efeitos da mudança de temperatura, volume e pressão, empregados em sistemas físicos em escala macroscópica.
Termodinâmica é a parte da física que estuda a relação entre calor, pressão , temperatura, volume entre outros. Dizendo bem diretamente, a termodinâmica estudo o MOVIMENTO DA ENERGIA, e como a ENERGIA CRIA MOVIMENTO. Importante entender que ENERGIA NÃO SE CRIA, apenas se manipula, se transforma, se transfere....
Existem três tipos de transformações gasosas, que ocorrem quando (1) a temperatura permanece constante, (2) quando a pressão permanece constante e (3) quando o volume permanece constante. ... “Com a temperatura sendo mantida constante, a massa de determinado gás ocupa um volume inversamente proporcional à sua pressão.”
substantivo feminino [Física] 1 Transformação termodinâmica que se realiza sem o corpo ou o sistema perder ou ganhar qualquer quantidade de calor.
Um processo adiabático é um processo que não envolve a transferência de calor ou matéria dentro ou fora de um sistema. Diz-se que é adiabaticamente isolado. A suposição de que um processo é adiabático é uma suposição simplificadora que é frequentemente feita. A suposição de isolamento adiabático de um sistema é útil.