Um eletrófilo é um reativo químico atraido até zonas ricas em elétrons que participa em uma reação química aceitando um par de elétrons formando uma ligação com um nucleófilo. Já que os eletrófilos aceitam elétrons, eles são ácidos de Lewis (ver teorias de reações ácido-base).
A Regra de Saytzeff implica em, na desidratação de álcoois, eliminar o hidrogênio, preferencialmente, ligado ao carbono menos hidrogenado, vizinho ao carbono da hidroxila.
As reações de esterificação são aquelas que ocorrem entre um ácido carboxílico e um álcool, produzindo um éster e água. Como o próprio nome indica, uma reação de esterificação é aquela em que se forma um éster. Esse tipo de reação ocorre entre um ácido carboxílico e um álcool, formando também água, além do éster.
Quando o eteno é adicionado a um meio com água, ácido sulfúrico e aquecimento, sua ligação é rompida e os íons hidrônio (H+) e hidróxido (OH-) são formados a partir da água. ... Todos os carbonos do eteno hidratado são primários, logo, essa reação forma um álcool primário.
Reação de síntese ou adição: são aquelas que duas ou mais substâncias originam um único produto.
Na reação por adição, há a junção de duas ou mais moléculas provocando a origem de unicamente um produto. Reações de substituição: um átomo ou grupo de átomos é substituído por um radical do outro reagente, ou seja, ocorre na molécula a troca de um ligante.
Os medicamentos ditos de base sintética são aqueles formulados ou produzidos a partir de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFA) ou fármacos obtidos por síntese química. São considerados os medicamentos clássicos e representam a maior parte do arsenal terapêutico disponível na atualidade.