O ATP libera uma grande quantidade de energia utilizável quando é desdobrado pela adição de uma molécula de água (hidrólise). Quando o grupo fosfato terminal é hidrolisado, e, dessa forma, removido, a molécula modificada é chamada de fosfato de adenosina (ADP). Esta reação libera energia.
NAD, FAD, NADP e NADH são transportadores de elétrons. São nucleotídeos que agem no processo de respiração e fotossíntese.
As ATPases ou adenosinatrifosfatases constituem uma classe de enzimas que catalisam a decomposição do trifosfato de adenosina (ATP) em adenosina difosfato (ADP) e um íon de fosfato livre.
A célula está consumindo energia na respiração quando ocorre a transformação de ATP em ADP. Já a produção e o armazenamento de energia ocorrem quando o ADP é transformado em ATP.
As células dos organismos vivos necessitam de energia para realizar os seus processos de crescimento e manutenção vital, entre os quais estão os de sintetizar novas substâncias, realizar movimentos, estabelecer trocas passivas e ativas de substâncias através de membranas, produzir calor, eliminar resíduos, desencadear ...
A energia é obtida dos nutrientes dos alimentos, como a glicose, as proteínas e os carboidratos. ... As bactérias, por exemplo, obtêm só 4% do seu potencial, enquanto o corpo humano transforma em trabalho 30% da energia que consome, o mesmo que um automóvel.