O tratamento para corrigir os níveis de progesterona normalmente só é feito quando a quantidade do hormônio é mais baixa que o normal e, é feito com o uso de comprimidos de progesterona, como Utrogestan, principalmente no caso de mulheres com dificuldade para engravidar.
Via oral. Recomenda-se que a administração seja feita com um copo d'água, longe das refeições (com o estômago vazio), preferencialmente à noite, antes de dormir. Na insuficiência de Progesterona, a dose média é de 200 a 300 mg de Progesterona micronizada por dia.
No corpo, esses hormônios são responsáveis por regular a saúde dos ossos, o metabolismo da gordura, dos carboidratos e até a libido.
O estrogênio é o principal hormônio responsável pelas características sexuais secundárias femininas, tais como o tamanho dos seios e o controle da ovulação. A partir da puberdade, o estrogênio desempenha importante função no ciclo menstrual.
O estrogênio alto é uma consequência direta de sobrepeso ou obesidade; ovários policísticos; presença de tumores ovarianos; ou do uso inadequado de alguns medicamentos.
A forma mais comum em muitos lugares é fazer isso por meio de comprimidos à base de estrogênio, que são bastante práticos e usualmente ingeridos diariamente. Outra escolha muito comum são as injeções, que podem ser mensais ou trimestrais.
PARA QUÊ ESTE MEDICAMENTO É INDICADO? FEMOSTON® 1/10 é uma Terapia de Reposição Hormonal (TRH) que contém dois tipos de hormônios femininos, um estrogênio chamado estradiol e uma progesterona chamada didrogesterona.
Como usar o Estrogênios Conjugados? A administração pode ser contínua (sem interrupção do tratamento) ou cíclica (três semanas utilizando o medicamento e uma semana sem utilizar). Deve-se utilizar a menor dose que controle os sintomas.
Exceto pelo Linestrenol, as outras duas progestinas também podem ser encontradas em anticoncepcionais tradicionais, junto com estrogênio, como são os casos do Mesigyna (estradiol + noretisterona) e do Femina (etinilestradiol + desogestrel), por exemplo.
Pílula Monofásica: A pílula monofásica possui em sua fórmula estrogênio e progesterona com a mesma dosagem. É o comprimido anticoncepcional mais conhecido pelas mulheres.
Os estrogênios são usados em combinação com progestagênios e em contraceptivos hormonais combinados, como a pílula, o adesivo e o anel. Mas o hormônio que impede a gravidez é, na verdade, progestagênio – ele suprime a ovulação e inibe a secreção de muco fértil e elástico (19, 20).