Art. 1º A Previdência Social, mediante contribuição, tem por fim assegurar aos seus beneficiários meios indispensáveis de manutenção, por motivo de incapacidade, desemprego involuntário, idade avançada, tempo de serviço, encargos familiares e prisão ou morte daqueles de quem dependiam economicamente.
Basicamente, o auxílio doença é pago da seguinte forma:
Entrando no portal da Previdência, você verificará ao lado esquerdo da tela o menu “SERVIÇOS DO INSS“. Abaixo, você deve clicar em “TODOS OS SERVIÇOS”. Entrando em “TODOS OS SERVIÇOS“, você deve procurar a opção “SIMULAÇÃO”. Clique nela e, logo após, clique na opção “CALCULAR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO”.
Basta tirar um mês da coluna do meio e acrescer 30 dias à da esquerda. Aí, basta subtrair. Segundo o professor Wladimir Novaes Martinez, especialista em previdência, o cálculo tem regras especiais quando o ano é bissexto -tem 366 dias.
A fórmula para cálculo do número de meses é a mais complexa, mas necessária, pois o Excel não consegue simplesmente fazer a subtração como na fórmula anterior, por se tratarem de anos diferentes. A fórmula “=MÊS(B2)-MÊS(A2)” só pode ser usada para meses do mesmo ano.
Vamos inserir a função =DATADIF(C4;C5;"ym") e o Excel retornará o número de meses inteiros entre as duas datas. Veja que de 5 de Outubro a 3 de Março tem 4 meses completos, por isso ele retorna o valor 4.
Calcular o número de anos entre duas datas O Excel trata anos como valores. Use a função ano para obter o valor de ano para cada data e, em seguida, calcule a diferença entre os valores.
Calcular o tempo decorrido entre duas datas e horas