3.
Guia prático para download e instalação dos módulos do e-SUS Atenção Básica
2.
http://dab.saude.gov.br/portaldab/esus.php 2.
A Coleta de Dados Simplificada (CDS) é um dos componentes da Estratégia e-SUS AB, sendo utilizada principalmente nos serviços de saúde que não dispõem de sistema informatizado para utilização rotineira no trabalho.
Certifique-se de que o PEC do município está na versão 3.
De forma direta, o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do Sistema e-SUS Atenção Básica é um software onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas, no contexto da Unidade Básica de Saúde (UBS), tendo como principal objetivo informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado ...
O e-SUS Atenção Primária (e-SUS APS) é uma estratégia do Departamento de Saúde da Família para reestruturar as informações da Atenção Primária em nível nacional. ... A estratégia e-SUS APS, faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS em busca de um SUS eletrônico.
Lançado em fevereiro deste ano, o e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional.
Clicar no botão “Visualizar prontuário” do cidadão desejado. atendimentos e outras informações do cidadão selecionado. Para visualizar os dados cadastrais deste cidadão, basta clicar na aba “Dados Cadastrais”. Para visualizar as fichas CDS do cidadão, é necessário clicar na aba “Fichas CDS”.
Para iniciar o aplicativo, deve-se executar o arquivo "cds-app.sh" que está localizado no diretório raiz extraído, depois em "Abrir CDS" na janela que será apresentada. O aplicativo será aberto no navegador no endereço http://localhost:8090/esus.
O registro da vacina no fluxo de atendimento do PEC é ativado pela opção Vacina marcada na inclusão do cidadão na lista de atendimento ou nos blocos de desfecho da escuta inicial e atendimentos realizados na UBS. Após clicar em “Realizar vacinação” estará disponível o registro da vacinação no PEC.
Para instalação direta do e-SUS APS 4.
Na tela “Administração” clique em “Exportar BPA”. automaticamente o órgão de origem. Selecione o ano e mês referente à competência desejada.
Tudo isso pode ser de uso exclusivo do paciente, como um prontuário eletrônico, ou pode ser acessado por um ou mais médicos responsáveis pelo acompanhamento e cadastro das informações de saúde do paciente. Para isso, basta o usuário efetuar a autorização no próprio site.
Para registrar uma vacina aplicada siga as seguintes etapas: Clique sobre a Dose do imunobiológico que será administrado. Após será aberta uma nova tela ADICIONAR VACINAÇÃO. Se o registro for de uma dose da vacina administrada no momento, o botão do campo É registro anterior? permanece, por padrão, como NÃO.
1º Passo: Com a Nota de Fornecimento em mãos, o operador deve clicar na opção Cadastro, clicar em Lote (tela 8). Uma nova tela será aberta e no campo Lote, o operador deve digitar o número do lote que deseja pesquisar e após, clicar em Pesquisar (tela 9).
Como registrar o atendimento do pré-natal e o acompanhamento da gestante no sistema e-SUS prontuário eletrônico do cidadão (PEC)?
Clique no ícone “Incluir cidadão na lista de atendimentos” . “Aguardando atendimento”. compareceu”. excluir.
clique no botão “Salvar”. Filtre o domicílio desejado, ao localizar o domicílio, clique no ícone “Excluir”. O sistema mostrará uma mensagem solicitando a confirmação da exclusão. permite edição do cadastro do domicílio.
Existem duas maneiras de finalizar o atendimento Pré-Natal. No SOAP, em “Avaliação”, registrando um CIAP ou CID que encerram a gestação ou no menu “Problemas/Condições Avaliadas”. No atendimento que está sendo realizado à usuária, basta registrar um CIAP ou CID de acordo com a tabela abaixo.
Quando o usuário, por qualquer motivo, esquecer a senha de acesso, deve solicitar ao administrador do sistema ou ao coordenador da UBS que a redefina. Ao redefiní-la, ela voltará a ser a senha padrão do sistema (CNS do profissional mais a palavra “esus”).
Informe o CPF ou o e-mail utilizado no cadastro do Acesso UNA-SUS. Você receberá um e-mail contendo um link para atualizar a senha do seu cadastro.
Para desbloquear, será necessário entrar em contato com a central de regulação a qual está vinculado para que o administrador recupere a senha.
Para recuperar a senha da área restrita, deve-se acessar o endereço http://cnesadm.datasus.gov.br/cnesadm/login, e clicar em “esqueceu sua senha”, informando o CPF cadastrado. Será enviado nova senha ao e-mail cadastrado.
O usuário deverá entrar em contato com seu gestor local, que poderá ser a Secretaria Municipal de Saúde ou a Secretaria Estadual de Saúde. Cabe ao gestor local, o cadastramento e manutenção dos estabelecimentos junto ao CNES.
A consulta do CNES para profissionais de saúde é feita diretamente pelo site cnes.datasus.gov.br. Você conseguirá consultar tanto pelos profissionais quanto pelos estabelecimentos, e o número de informações detalhadas a respeito do estabelecimento pode variar de acordo com o tamanho.
Passo a passo para cadastro Após obter as autorizações necessárias, o gestor responsável deve acessar o portal do CNES, clicar em “Serviços” e, então, em “Gestores”. A partir daí, ele pode se cadastrar e, em seguida, deve preencher os dados solicitados pelo sistema.