Resposta. Em Biologia, diferenciação celular é o processo pelo qual as células vivas se "especializam" para realizar determinada função. Estas células diferenciadas podem atuar isoladamente - como os gametas e as células sexuais dos organismos mais pequenos, como as bactérias.
O processo de diferenciação é muito importante para a formação e constituição do embrião ! Isso graças as " células - tronco " que tem capacidade para a formação das células para desempenharem cada uma de suas funções no organismo e assim haver a diferenciação de cada uma delas ! Assim o corpo cresce saudável !৪ ডিসেম্বর, ২০১৬
As células tronco ativam alguns genes e inativam outros no DNA e, a partir disto começam a produzir proteínas específicas para dar a forma e a função da célula. Depois de especializadas estas células não podem se diferenciar mais e nem voltarem a serem células tronco.
Explicação: No processo de diferenciação celular que são estabelecidas as "funções" de cada célula. Esse processo permite que haja, ao acaso, mutações boas ou ruins. Sendo boas, permite o desenvolvimento dos seres vivos (como resistência, por exemplo).
Proliferação celular anormal, de maneira descontrolada e autônoma irreversível onde as células reduzem ou perdem a capacidade de se diferenciar. estímulo. Mas existem vários fatores que se não determinam, pelo menos predispõem à oncogênese. acoplamento entre parada do crescimento e diferenciação.
Em medicina, o termo displasia é um conceito abrangente, que designa a ocorrência de anomalias no decurso do desenvolvimento de um órgão ou tecido corporal.
Ausência de formação de um órgão Só estão Ausência de formação de um órgão. Só estão presentes rudimentos do órgão ou tecido. ATENÇÃO! O termo aplasia é também aplicado para i di t dê i d ó ã ã indicar a tendência de um órgão em não se regenerar ou formar novo tecido.
Usualmente as células adaptam-se por diferentes alterações celulares, que repercutem nos tecidos e órgãos, a saber, hiperplasia, hipoplasia, hipertrofia, hipotrofia, atrofia, metaplasia e acúmulos intracelulares.
1. DEGENERAÇÕES
EDEMA CELULAR /TUMEFAÇÃO ➢ Resposta mais comum as agressões celulares. ➢ Principal consequência = perda do controle osmótico (entrada de água na célula) e aumento do volume celular.