Antes de escolher pelo material, perceba se os termos, conceitos e frases são compatíveis com o vocabulário e com a proposta pedagógica, e, ainda, se estão alinhados com cada etapa de aprendizagem.
O contexto, as experiências envolvidas são requisitos para esse processo seletivo, de escolha dos livros. Existem três pontos básicos para a escolha de um livro, nos quais são. estabelecidos critérios.
Os critérios de análise são: Adequação conceitual, Adequação metodológica, Adequação à construção de uma ética plural e democrática 5. O livro didático pode ser considerado um bom recurso para auxiliar o professor em suas aulas de ciências.
PARADIDÁTICOS EM SALA DE AULA - DICAS DE ATIVIDADES
Como trabalhar clássicos da literatura no Fundamental
Criar imagens que retratem os personagens da história de Dom Quixote e os locais por onde passou. Depois de criar as imagens, os alunos farão a ilustração da história de Dom Quixote, cada aluno deve escolher uma imagem e apresentá-la aos colegas, justificando oralmente a relação da imagem com a estória.
Dez dicas para uma aula honesta de literatura
Resposta: Podemos apresentar autor, ilustrador, editora. Antecipar o conteúdo do livro pelos elementos da capa. O professor pode comunicar os motivos pelos quais escolheu aquela obra.
A literatura torna possível conhecer realidades completamente diferentes e aprender a respeitá-las. A literatura permite que se estabeleça um diálogo entre a realidade e a fantasia. O aluno conhece personagens fictícios que vivem aventuras maravilhosas, mas pautadas por reações e emoções humanas.
A literatura tem um papel de extrema importância na formação dos indivíduos. Ela é a responsável por estimular a criatividade, a imaginação e por auxiliar na construção de diversos conhecimentos. Por isso, é fundamental que o corpo docente das escolas reconheça a sua relevância para o desenvolvimento dos alunos.