Sabendo disto, o raio atômico é considerado uma propriedade periódica, pois o valor muda em função do número atômico de cada elemento, toda característica de um elemento químico que muda de acordo com o número atômico é considerado uma propriedade periódica.
O iodo apresenta raio atômico menor do que o cloro.
Bom a energia de rede é também inversamente proporcional ao tamanho do raio ionico. o MgO tem maior energia de rede pq o raio ionico do oxigenio é maior. o NaCL tem maior energia de rede pq o Na tem o menor raio ionico portanto maior energia de rede.
A energia reticular associada ao LiF(s) pode ser expressa através da equação: LiF(s) → Li+(g) + F-(g) ΔHf = U....Li+(g) + F-(g) → LiF(s) ΔHf = - U LiF
Energia de rede é necessária para formação de estrutura (ou rede) cristalina de um sólido. Raios atômicos dos seus constituintes, por influenciarem no raio de van der Waals, alteram a distância entre seus componentes. Isso altera a distância de ligação o que torna o sólido mais ou menos estável. Espero ter ajudado.
A estabilidade adicional que acompanha a formação da rede cristalina é medida como entalpia de rede. ... A entalpia da rede depende diretamente do tamanho das cargas e inversamente na distância entre os íons.
Quanto menor o átomo maior é a força que o núcleo age sobre os seus elétrons. Já que o Mg ( esta no 3 período) tem menor átomo seu núcleo faz mais força para manter seus elétrons próximos do que o átomo de bário, então para vencer essa força é preciso mais energia de rede.
Todo composto iônico apresenta elevados pontos de fusão e ebulição. Isso ocorre porque eles são formados pelo retículo cristalino, no qual os íons (cátions e ânions) interagem de forma eletrostática uns com os outros, ou seja, atraem-se mutuamente.
A constante de Madelung sendo calculada para o íon de NaCl rotulado 0 no método esferas em expansão....Tabela 1: Exemplos de constantes de Madelung.