EQST

O Que Contrato Com Pessoa A Declarar E Quais Os Seus Efeitos?

O que é contrato com pessoa a declarar e quais os seus efeitos?

Nessa modalidade contratual pode uma das partes reservar-se a faculdade de indicar a pessoa que deve adquirir os direitos e assumir as obrigações dele decorrentes. Feita validamente, a pessoa nomeada adquire os direitos e assume as obrigações do contrato com efeito retroativo. ...

O que é contrato terceiro?

1. Conceito: negócio jurídico celebrado entre duas partes capazes, cujo objeto delimita uma prestação a ser realizada por terceiro estranho ao contrato. Uma pessoa contrata com alguém dispondo que um terceiro realizará a prestação.

Quanto ao contrato com pessoa a declarar Assinale a alternativa correta?

7ª Questão: Com relação aos CONTRATOS COM PESSOA A DECLARAR (arts. 467 a 471, CC/2002), assinale a alternativa correta: a) A aceitação do nomeado poderá ser feita verbalmente, mesmo que o contrato tenha sido realizado por escrito.

Que motivos levam o contrato com pessoa a declarar a ser eficaz apenas entre os contratantes originários?

O contrato será eficaz somente entre os contratantes originários: I - se não houver indicação de pessoa, ou se o nomeado se recusar a aceitá-la; ... Se a pessoa a nomear era incapaz ou insolvente no momento da nomeação, o contrato produzirá seus efeitos entre os contratantes originários.

São considerados contratos plurilaterais?

Contrato plurilateral é aquele o que envolve várias partes[7] (mais de duas), todas possuindo direitos e obrigações, na mesma proporção[8]. São exemplos o seguro de vida em grupo e o consórcio. Gonçalves[9] afirma que “uma característica dos contratos plurilaterais é a rotatividade de seus membros”.

Quanto à compra e venda é correto afirmar?

A respeito da compra e venda, é correto afirmar: a) É vedada a compra entre cônjuges de bens excluídos da comunhão. ... d) Na venda à vista, o devedor é obrigado a entregar a coisa antes de receber o preço. e) Os tutores só podem comprar os bens confiados à sua guarda ou administração em hasta pública.

O que é um contrato de compra e venda?

O Contrato de Compra e Venda estipula os compromissos entre as partes nos negócios mercantis, podendo ser efetuado de forma escrita ou verbal. Pelo contrato de compra e venda, um dos contratantes se obriga a transferir o domínio de certa coisa, e o outro, a pagar-lhe certo preço em dinheiro.

São direitos básicos do consumidor imobiliário?

Todas as informações referentes ao imóvel que está sendo comprado devem ser claras, como: preço, formas de pagamento, metragem, prazo da obra. Proteção contra métodos comerciais desleais, bem como contra cláusulas abusivas (inc. IV), incluindo publicidade.

É válido o contrato se for deixada ao arbítrio exclusivo de uma das partes a fixação do preço?

É válido o contrato se for deixada ao arbítrio exclusivo de uma das partes a fixação do preço, desde que as partes sejam maiores e capazes. Quando pura, o contrato respectivo considerar-se-á consumado, obrigatório e perfeito, desde que as partes acordarem no objeto e no preço.

Quanto à compra e venda é correto afirmar 1 o contrato de compra e venda será considerado consumado obrigatório é perfeito desde que as partes acordarem no objeto e no preço?

A compra e venda, quando pura, considerar-se-á obrigatória e perfeita, desde que as partes acordarem no objeto e no preço. A compra e venda pode ter por objeto coisa atual ou futura. Neste caso, ficará sem efeito o contrato se esta não vier a existir, salvo se a intenção das partes era de concluir contrato aleatório.

Quais são os elementos essenciais do contrato de compra e venda?

O contrato de compra e venda é formado por elementos jurídicos essenciais que o caracterizam, quais sejam: consenso, preço e objeto. Cumpre acentuar que ausentes um desses elementos, o negócio jurídico estará, em regra, prejudicado.

Quais são os elementos essenciais do contrato?

Os elementos dos contratos são as características inerentes ao ato e são: o objeto do contrato, o preço convencionado e o acordo das partes.

Quais elementos essenciais para o contrato?

Estes são os pilares intrínsecos ao ato, sem os quais não se formaria o negócio jurídico. Os elementos essenciais do contrato (res, pretium e consensum) são: a coisa que é objeto do negócio; o preço convencionado e o acordo das partes, os três requisitos necessários para a construção e conclusão de um contrato.