Os mesmos desempenham suas funções através do controle de populações de animais domésticos (cães, gatos e animais de grande porte) por meio de esterilização cirúrgica (castração) e controle de populações de animais sinantrópicos.
As zoonoses são enfermidades naturalmente transmissíveis entre os animais e o homem, representando uma importante ameaça à saúde e ao bem estar da população.
De acordo com a definição de zoonoses proposta pela OMS existem mais de 200 doenças transmissíveis que podem ser caracterizadas como zoonoses (VASCONCELLOS, 2013). Quadro 1. Classificação das zoonoses quanto ao modo de transmissão. Doença primária de animais e que pode ser transmitida aos humanos.
Classificação quanto ao modo de transmissão Antropozoonoses: doenças que são perpetuadas pela transmissão entre animais, mas podem eventualmente acometer seres humanos. Zooantroponoses: doenças que são perpetuadas pela transmissão entre seres humanos, podendo eventualmente acometer animais.
Enzoose: doença exclusiva de animais. Ex.: a peste suína, o Dioctophime renale, que parasita de lobo e cão. Estádio: é fase intermediária ou intervalo entre duas mudas da larva de um artrópode ou helminto (em entomologia é sinônimo de instar).
Como sacrificar um cachorro doente O primeiro passo é insensibilização do cachorro, por meio da anestesia geral. Dessa forma, o cachorro não terá chances de sentir dor durante a eutanásia. Para o procedimento da eutanásia em si, usa-se fármacos que param o funcionamento do coração ou do sistema nervoso central.