A esclera azul é a condição que ocorre quando a parte branca dos olhos fica com a coloração azulada, algo que pode ser observado em alguns bebês de até 6 meses de idade, podendo ser visualizado também em idosos acima de 80 anos, por exemplo.
verbo transitivo Abrir e esbugalhar muito (os olhos).
A aparição de uma bolha na parte branca do olho indica o quadro de quemose, que se trata do acúmulo de líquido na parte interna da pálpebra e da superfície do globo ocular — região chamada de conjuntiva. A condição, embora possa assustar muitos pacientes, normalmente não se apresenta com alguma gravidade.
As causas mais comuns deste sangramento são coçar ou esfregar os olhos, tossir, realizar algum esforço, vomitar ou devido a alguma infecção ou cirurgia no olho ou pálpebra.
As causas mais comuns que levam ao aparecimento da quemose são alergias, infecções virais, obstrução da veia cava superior, distúrbios da tireoide , trombose do seio cavernoso , papiledema, fístula carotídeo-cavernosa, trichinelose , lúpus eritematoso sistêmico , angioedema , glaucoma agudo , celulite orbital, ...
O terçol é uma coleção de pus que surge dentro das glândulas sebáceas do olho. Clinicamente ele se caracteriza por um pequeno nódulo doloroso e avermelhado que surge na parte interior ou exterior das pálpebras. Frequentemente há um ponto branco no meio da inflamação, o que dá ao terçol a aparência de uma espinha.
Quando um corpo estranho entra na região ocular ou diante de determinadas doenças, a inflamação nos olhos é uma resposta comum do organismo. É o que acontece quando ocorre a conjuntivite, por exemplo, em que a conjuntiva é a principal afetada.