A preocupação da Comunicação Total são os processos comunicativos entre surdos e surdos e entre surdos e ouvintes. ... A Comunicação Total defende a utilização de inúmeros recursos linguísticos, tais como, a língua de sinais; linguagem oral; códigos manuais, entre outros.
Oralismo é um método de ensino para surdos, defendido principalmente por Alexander Graham Bell (1874-1922). ... Surdos que foram educados através deste método de ensino são considerados surdos oralizados.
De forma distinta, a oralidade diz respeito à habilidade da pessoa surda de se expressar oralmente, o que ocorre por meio do aprendizado da articulação das palavras e das distinções físicas entre os movimentos articulatórios labiais.
O bilingüismo favorece o desenvolvimento cognitivo e a ampliação do vocabulário da criança surda. A aquisição da língua de sinais vai permitir à criança surda, acessar os conceitos da sua comunidade, e passar a utilizá-los como seus, formando uma maneira de pensar, de agir e de ver o mundo.
O sistema FM ou microfones remotos também são tecnologias que ajudam o surdo oralizado em aulas e conferências. Neste caso, um microfone é preso à roupa do palestrante e o áudio captado é transmitido diretamente para o aparelho auditivo ou implante coclear dos surdos na plateia.
A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é reconhecida como meio legal de comunicação da comunidade surda brasileira através da Lei
A inclusão social do surdo no espaço escolar e as políticas públicas destinadas ao oferecimento de melhor assistência dentro e fora desses ambientes tem se tornado uma realidade expressiva em algumas comunidades, uma vez que, solicita novas e diferentes posturas na escola reestruturando a dinâmica institucional de modo ...
Surdez: as dificuldades comuns que enfrentamos
Dessa dificuldade surgem os problemas de evasão escolar e baixo acesso ao Ensino Superior e ao mercado de trabalho. E quando se fala em comunicação, é preciso pensar na importância da Língua Brasileira de Sinais (libras), reconhecida como segunda língua oficial no país desde 2002 de acordo com a lei