Alimentos com baixo índice glicêmico
Quanto mais alto for o Índice Glicêmico de um alimento, maior cautela é preciso para consumi-lo. Farinha branca, açúcar refinado, arroz branco, refrigerante e bolacha recheada são alguns exemplos de alimentos de IG alto. Entre os moderados estão arroz integral, batata-doce, milho verde, pão sírio integral e banana.
O que fazer para reduzir o índice glicêmico?
Para reduzir o índice glicêmico de qualquer fruta, a dica é consumi-las com alimentos fontes de fibras, proteínas e gorduras. Assim, o carboidrato das frutas será absorvido lentamente e o pico de insulina será menor.
Mas a boa notícia é que podemos diminuir muito o IG da tapioca e consumi-la sem culpa; basta adicionar uma fonte de fibra, proteínas ou gorduras. Por exemplo: tapioca c/ chia e queijo, tapioca c/ frango desfiado, tapioca c/ chia e pasta de amendoim.
A partir dos valores de índice glicêmico, os alimentos são classificados em 3 categorias: Baixo IG: quando o índice glicêmico é menor ou igual a 55; Médio IG: quando o índice glicêmico está entre 56 a 69; Alto IG: quando o índice glicêmico é maior ou igual a 70.
É importante destacar que diversos fatores interferem no IG, como o tipo de cultivo, o teor de fibras, o modo de preparo e a consistência do alimento. Quanto mais cozido ou mais processado, maior será o seu índice glicêmico.
Os carboidratos de baixo índice glicêmico são menos calóricos e têm mais fibras. Além de limparem o organismo, dão energia, ou seja, não deixam o corpo “desanimado” durante a dieta. Já os carboidratos de médio e alto índice glicêmico contribuem para o aumento de peso.
“Os carboidratos de baixo índice glicêmico são menos calóricos, têm mais fibras e também garantem energia. Já os carboidratos de médio e alto índice glicêmico contribuem para o aumento de peso”, esclarece Camila Torreglosa.
São elas: baixo índice glicêmico (menor ou igual a 55), médio índice glicêmico (entre 56 e 59) e alto índice glicêmico (maior ou igual a 70)....Alimentos de baixo índice glicêmico: quais são?
Essa quantidade faz com que a batata-doce tenha um índice glicêmico (velocidade de chegada de glicose na corrente sanguínea) menor, de 63. A inglesa tem 78, considerado alto.
Boa noite! Açúcares de baixo índice glicêmicos temos o açúcar de coco, xilitol, Sérvia e Eritritol.
Pessoas com diabetes podem, sim, consumir o açúcar mascavo, desde que sua quantidade seja computada como valor calórico e gramas de carboidrato, pois é igualmente absorvido e eleva a glicemia a patamares similares ao açúcar comum.
Açúcar mascavo tem menos calorias e é mais nutritivo que o refinado. Se você está buscando uma opção menos calórica para adoçar receitas, faz todo sentido recorrer ao açúcar mascavo.
É considerado o mais saudável (ainda melhor se for o orgânico). O açúcar orgânico é cultivado sem a utilização de agrotóxicos, e sem componentes químicos artificiais no processo de industrialização. Com o mesmo poder adoçante do açúcar refinado, porém mais caro, mais grosso, mais escuro e com melhor valor nutricional.
Confira agora 8 opções saudáveis para substituir o açúcar em sua dieta
O demerara passa por um refinamento mais leve e sem aditivos químicos. ... Quanto menor o refinamento, mais marrom será o açúcar, pois estará mais perto do estado bruto da cana. Por isso, o açúcar mascavo é mais escuro, o demerara é marrom claro e o refinado é totalmente branco.
O açúcar mascavo das ilhas Maurício, é considerado o melhor do mundo, pois é cultivado no solo vulcânico.
Como usar o açúcar mascavo? Esse tipo de açúcar pode ser utilizado para adoçar qualquer alimento ou receita em que o branco normalmente é usado. É comum, inclusive, que o mascavo faça parte da composição de barras de cereais.
O açúcar mascavo puro tem diferentes tonalidades de cor, devido à época de colheita e a variedade de cana colhida, mas não forma cristais;, alerta.