O Cloro, na forma de hipoclorito de sódio tem uma ótima ação desinfetante, eliminando grande parte de microrganismos potencialmente patogênicos e bactérias oportunistas (o caso da Legionella) de vida livre, ou seja, bactérias que não estão contidas em Biofilmes.
Bactérias saprofágicas, por exemplo, ao se alimentarem da matéria orgânica sem vida, transformam-na em compostos inorgânicos mais simples, que serão incorporados em outros níveis tróficos da cadeia alimentar.
Bactérias decompositoras e saprófitas, juntamente com os fungos, são responsáveis pela reciclagem da matéria orgânica oriunda de organismos mortos e resíduos, como fezes e urina, transformando-a em moléculas de composição mais simples: papel essencial para que os ciclos do nitrogênio e oxigênio sejam desempenhados.
Entre as bactérias heterotróficas, encontram-se as saprofágicas e as parasitas. As primeiras obtêm alimento a partir de cadáveres e restos de seres vivos, enquanto as parasitas encontram esse alimento em tecidos de seres vivos, muitas vezes causando-lhes doenças.
As bactérias fotoautotróficas pertencentes ao grupo das proclorófitas possuem clorofila do tipo a e do tipo b, mesma clorofila encontrada em algas e vegetais, e a fotossíntese que realizam se assemelha muito à fotossíntese que as plantas realizam.
Bactérias fotoautotróficas utilizam a energia luminosa para a produção de compostos orgânicos. Bactérias quimioautotróficas utilizam compostos inorgânicos para a produção de compostos orgânicos.
heterotróficos (foto e quimioheterotróficos) – as bactérias que utilizam como fonte de energia a luz e como fonte de carbono compostos orgânicos para além de dióxido de carbono (fotoheterotróficos) ou bactérias que obtém energia da oxidação de compostos orgânicos (quimioheterotróficos).
Um ser vivo quimioheterotrófico é assim chamado pois trata-se de um micro-organismo que metabolicamente obtém carbono e energia de compostos orgânicos.
De acordo com a morfologia, as bactérias podem ser classificadas como cocos, bacilos, vibriões, e espirilos. Os cocos podem se agrupar e formarem colônias, nas quais dois cocos formam um diplococo. Quando enfileirados, formam um estreptococos e, em cachos, um estafilococo.
Fotoautotróficos ou fotolitotróficos: são organismos que usam a luz como fonte de energia e o carbono inorgânico (CO2) como fonte de carbono. ... Fotoheterotróficos ou fotorganotróficos: usam luz como fonte de energia e compostos orgânicos (álcool, carboidratos, ácidos orgânicos, etc.) como fonte de carbono.
Bactérias autotróficas são bactérias que produzem seu próprio alimento a partir da fotossíntese ou de quimiossíntese. Heterotróficas é o contrario, não é capaz de produzir seu próprio alimento.
Resposta: Heterotróficas:alimentando-se de moléculas orgânicas produzidas por outros seres vivos. Autotróficas: são capazes de produzir as substâncias orgânicas que lhes servem de alimento.
Bactérias clorofiladas – São bactérias autotróficas, que possuem clorofila e sintetizam seu próprio alimento por fotossíntese; Bactérias do solo – O solo é um habitat favorável à presença de bactérias e outros micro-organismos.
As bactérias autótrofas produzem seu próprio elemento. Já as bactérias heterótrofas não produzem o próprio alimento.
Existem duas classes de nutrientes que são indispensáveis às bactérias: macronutrientes (carbono, oxigênio, nitrogênio, enxofre, fósforo e hidrogênio) e micronutrientes (ferro, zinco, manganês, cálcio, potássio, sódio, cobre, cloro, cobalto, molibdênio, selênio, magnésio, entre tantos outros).
As Bactérias autótrofas elas têm a capacidade de produzir o seu próprio alimento, através da fotossíntese ou quimiossintese. Já as Bactérias heterótrofas utilizam fontes externas para se alimentarem, como a respiração aeróbica ou a fermentação.
quando falamos de nutrição, as bactérias podem ser classificadas em dois grupos: ... BACTÉRIAS AUTÓTROFAS - São aquelas que tem capacidade de produzir o seu próprio alimento, através da fotossintetize ou quimiossíntese.
Algumas bactérias usam o oxigêni do ar na respiração; outras não dependem do oxigênio para conseguir energia e utilizam um processo conhecido como fermentação. A fermentação realizada por bactérias é aproveitada em muitas indústrias,para fazer, por exemplo, iogurte.
Resposta. Fungos e bactérias são decompositores, ou seja, se alimentam de restos de animais mortos. Não nós nos alimentamos de frutas, plantas, carne, etc.
A nutrição dos fungos é heterotrófica, ou seja, eles são organismos incapazes de sintetizar seu próprio alimento. Esses seres vivos, geralmente, liberam enzimas sobre o alimento e depois absorvem os nutrientes de que necessitam.
Ao contrário do que acontece com os animais, as plantas se alimentam por meio da produção própria, utilizando minerais, gás carbônico, luz e água para desenvolver seu próprio alimento. Por isso, elas são consideradas seres autotróficos.
Considerando-se órgãos de nutrientes aqueles que produzem, obtém ou armazenam nutrientes, temos as raízes, o caule, as folhas e as sementes.
A nutrição é um processo biológico em que os organismos, através da ingestão de alimentos, absorvem nutrientes e substâncias necessárias para seus processos vitais. É também ramo das ciências biológicas que estuda e se aprofunda nesse processo, além de relacioná-lo com o bem-estar ou o desenvolvimento de doenças.