→ Centrômeros O centrômero, ou constrição primária, é a região do cromossomo que apresenta um estrangulamento. No centrômero, está presente, além de DNA, um disco de proteína com a função de prender os filamentos cromossômicos às fibras de fuso durante o processo de divisão celular.
A DNA Polimerase é capaz de sintetizar uma nova fita de DNA a partir de uma fita molde e agrega nucleotídeos na extremidade 3' da fita de DNA. Na verdade não é só uma enzima que participa da replicação, é um grupo de enzimas.
Uma das formas de ativar a enzima é o uso de substâncias à base de plantas medicinais, que ativam o gene hTERT, que, por sua vez, ativa a telomerase.
Para desacelerar o envelhecimento, comece a cuidar dos seus telômeros
O nome vem do grego - significa "parte final", exatamente o que são os telômeros: as extremidades dos cromossomos, como aquelas pontas de plástico dos cadarços do tênis. Eles são partes do DNA muito repetitivas e não codificantes - sua função principal é proteger o material genético que o cromossomo transporta.
Enquanto as cromátides-irmãs estão ligadas pelo centrômero, elas ainda são consideradas como sendo um único cromossomo. No entanto, tão logo elas se separam durante a divisão celular, cada uma é considerada um cromossomo avulso. O que acontece com um cromossomo à medida que a célula se prepara para a divisão.
Os centrômeros desempenham um papel importante durante a mitose e a meiose. ... Durante a metáfase, o segundo estágio da mitose, os cromossomos se alinham no meio do fuso. Cada cromossomo é unido a um microtúbulo do eixo em seu centrômero. Durante a prófase, as cromátides idênticas de cada cromossomo são separadas.