O Pisa é uma metodologia internacional que avalia os sistemas de ensino em todo o mundo, medindo o nível educacional de jovens de 15 anos por meio de provas de leitura, matemática e ciências. O exame é realizado a cada três anos pela OCDE.
Qual é a função do PISA? O objetivo é gerar indicadores que favoreçam a discussão e, consequentemente, a melhoria educacional do ensino básico nos países participantes. Para isso, o processo avaliativo busca averiguar até que ponto as escolas desses países estão capacitando os alunos para a cidadania.
A prova analisa as habilidades de alunos de 15 anos em relação à leitura, matemática e ciência. A cada edição, uma destas três disciplinas principais é escolhida como ponto principal a ser examinado. Além de avaliar a educação financeira e um questionário com estudantes, professores, diretores e escolas e pais.
Pela regra do Pisa, participam neste ano alunos nascidos em 1996 que estejam cursando do sétimo ao nono ano do ensino fundamental ou de qualquer série do ensino médio. A amostra brasileira terá 25,7 mil estudantes.
Realizado a cada três anos, o Pisa tem o objetivo de mensurar até que ponto os jovens de 15 anos adquiriram conhecimentos e habilidades essenciais para a vida social e econômica. Em 2018, 79 países e 600 mil estudantes participaram do teste, que ocorre desde 2000.
PISA 2000. Brasília, DF: INEP/MEC. BRASIL (2002). Eficácia e equidade na educação brasileira: evidências baseadas nos dados do SAEB 2001. Brasília, DF: INEP/MEC.
A torre inclinada de Pisa (em italiano Torre pendente di Pisa), ou simplesmente Torre de Pisa, é um campanário (campanile ou campanário autônomo) da catedral da cidade italiana de Pisa.
O Dicionário Electrônico Houaiss diz que pisano é (diacronismo: arqueologia verbal) «relativo a Pisa, cidade da Etrúria, na Itália, ou o que é seu natural ou habitante» e, por extensão de sentido, «relativo a Pisa, cidade da Toscana (Itália), ou o que é seu natural ou habitante».
Torre Pendente di Pisa
A Torre de Pisa, cartão-postal e ponto turístico localizado na parte mais ao Norte da Itália, é torta devido a problemas na fundação de sua estrutura desde o começo das obras, há quase 850 anos. Com o passar do tempo, a inclinação da torre chegou a cerca de 5,5 graus.
Por ter sido construída sobre um terreno de argila e areia, materiais pouco firmes para sustentar uma edificação daquele porte. No século XX, a torre passou a se inclinar cerca de 1,2 milímetro por ano. ...
A Torre de Pisa não cai porque o seu tipo de equilíbrio é estável. Com a inclinação, o seu centro de gravidade (região onde se concentra a maior parte do peso) ocupa uma posição mais alta na torre, o que gera um torque que impede a sua queda.
Visitar a Torre de Pisa é muito fácil: é um passeio que cabe numa manhã ou numa tarde para quem está hospedado em Florença. A visita externa à torre é gratuita -- mas se quiser (e comprar o ingresso com antecedência), você pode inclusive entrar e subir na Torre.
Isto porque a Torre de Pisa é um prisma e para que um prisma permaneça em equilíbrio é necessário que a vertical que passa pelo seu baricentro passe também por um ponto interno ao polígono da sua base. Como isso de fato ainda está acontecendo com a Torre, ela permanece em pé, sem desmoronar.
8481173-1372
9 de agosto de 1173
1173
Bonanno Pisano
4°
57 m
3, 97 graus
300 m
8
Burj Khalifa