As fraturas dos metatarsos são muito comuns, principalmente por contusão direta sobre o dorso do pé, como a queda de algum objeto, por torções ou fraturas de estresse. Quando ocorre a contusão direta, normalmente o traço de fratura é transversal ou, nas lesões por esmagamento, pode haver múltiplos fragmentos.
O quinto metatarso é o osso do antepé que está articulado com as falanges do dedo mínimo (popularmente conhecido como “dedo mindinho”) e com o cuboide (osso do tarso que envolve o 4º e o 5º metatarsos).
A média do tempo de consolidação foi de 14,6 semanas variando entre oito e 56 semanas. No grupo tratado sem fixação da fíbula, a média do tempo de seguimento foi de 46,8 meses variando entre 10 e 112 meses. A média do tempo de consolidação foi de 14,3 semanas variando entre sete e 56 semanas.
Artrite ou artrose Em pessoas com mais de 60 anos, a dor no quadril, geralmente é sinal de artrite, artrose ou, até, osteoporose, causando aumento da dor ao andar, sentar ou fazer outras atividades que mobilizam a articulação do quadril.
Entre as causas comuns de dor no quadril, estão a tendinite, bursite, inflamação do nervo ciático, artrite, artrose, luxações e fraturas.