TEORIA PERSONALISTA: entende que o patrimônio é o objeto a ser administrado. A teoria segrega as contas que representam a situação estática (bens, direitos, obrigações e PL) das contas que representam a situação dinâmica (receitas e despesas).
A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade.
A contabilidade surgiu da necessidade do homem acompanhar e controlar a evolução de seu patrimônio. Dessa forma, a contabilidade faz parte da evolução e do desenvolvimento do próprio ser humano e da sociedade. Iudícibus (2000, p. 29) descreve que a contabilidade é tão antiga quanto a origem do homem pensante.
O principal papel da Evolução da Contabilidade no Brasil é de adequar todos os mecanismos necessários para as práticas de mudanças em prol de um cenário contábil favorável e crescente, que venha a contribuir significativamente no desenvolvimento financeiro de nosso país, demonstrando a si e aos demais, que há uma ...
Luca Bartolomeo de Pacioli, “O Pai da Contabilidade”. Nasceu em Sansepulcro em Itália no ano de 1445.