Na medicina, catarro com sangue chama-se Hemoptise e isso pode ocorrer por diversas causas, sendo situações mais leves como ruptura de vasos nasais e pequenos traumas até uma tuberculose ou câncer de pulmão.
Quando estiver verde, o catarro é indício de uma infecção bacteriana, como amigdalite e pneumonia, mas se estiver amarelado, indica o desenvolvimento de rinite, sinusite e laringite.
A tosse com expectoração sanguinolenta, chamada de hemoptise, é um sinal de lesão das vias respiratórias. Existem dezenas de causas para a presença de sangue no escarro, algumas delas benignas, como feridas na boca ou no nariz, e outras mais graves, como infecções pulmonares, vasculites ou tumores das vias aéreas.
Vale ressaltar que é preciso identificar se o sangue é espesso e recorrente. Muitas vezes um pouco de sangramento no catarro é comum e decorrente de uma inflamação nas vias aéreas superiores – devido, por exemplo, a assoar o nariz repetidamente quando se está doente.
A pessoa tem obstrução nasal, catarro amarelo-esverdeado e sanguinolento e dificuldade para eliminar secreção. A dor de cabeça só aparece nos processos sub-agudos. Pode, também, ser crônica recorrente, isto é, quando em média ocorrem quatro crises anuais, com intervalos nos quais a doença não se manifesta.
Um excelente remédio caseiro para sinusite é fazer a limpeza do nariz e seios nasais com uma mistura de água morna e sal, pois ajuda a eliminar o excesso de secreções e reduz a inflamação, aliviando os sintomas como dor e pressão no rosto. Veja como fazer este tipo de lavagem do nariz.
Pigarro: 5 formas de tirar catarro preso na garganta
Existem vários tipos de medicamentos disponíveis na farmácia que podem ser prescritos pelo médico para tratar uma sinusite:
Como prevenir
Complicações da doença podem ainda afetar o globo ocular ou o cérebro. ;O tratamento é indispensável. Quando a sinusite se espalha para o cérebro, pode até causar abscesso cerebral ou meningite. A inflamação do globo chega a provocar a perda da visão;, observa.
"A sinusite não tratada pode levar a complicações mais sérias. A infecção pode migrar para estruturas nobres vizinhas como olhos, cérebro, meninges, por exemplo.