O conceito de contabilidade internacional foi criada em 1973, em meio a uma reunião com cerca de dez países que se preocupavam com a padronização de procedimentos contábeis. Até 2001, mais países se juntaram a essa padronização que trouxe benefícios para o universo contábil.
– os elementos que compõem os fundamentos de avaliação das demonstrações financeiras são o valor realizável, o valor presente, o custo corrente e o custo histórico; – há critérios de reconhecimento das receitas e despesas, como também de ativos e passivos.
Contabilidade intermediária I. ... Apresenta a dinâmica da contabilidade empresarial, buscando desenvolver um entrosamento com a vida da empresa. Apresenta noções sobre a estrutura empresarial do Brasil, o conceito de empresa, suas classificações, aspectos jurídicos, administrativos e contábeis.
No Brasil, o processo de convergência às normas internacionais de contabilidade teve início com as alterações da lei das Sociedades Anônimas (6.
Com foco principal nas mudanças ocorridas na Controladoria a partir do processo de convergência às Normas Internacionais de Contabilidade, esta pesquisa sustenta-se no argumento de que o processo de convergência contábil aumentou o nível de integração dos sistemas de Contabilidade Financeira e Contabilidade Gerencial, ...
A contabilidade brasileira sempre sofreu uma ampla influência da legislação. Uma das primeiras grandes manifestações da legislação no cenário brasileiro foi o Código Comercial de 1850, que instituiu a obrigatoriedade da escrituração contábil e da elaboração anual da demonstração do Balanço Geral (SCHMIDT, 1996).
Na verdade, 2010 foi o ano de adoção plena obrigatória no Brasil, mas essa história remonta a 2007, ano em que foi sancionada a Lei nº 11.
De forma resumida, o IRFS é o modelo de normas contábeis que as empresas devem seguir para atender às normas internacionais, deixando o balanço contábil claro e interpretável em diferentes países. Adotado em mais de 120 países, o IFRS também é utilizado no Brasil.
Explicação: A necessidade de estabelecimento de um padrão contábil internacional teve origem nos mercados de capitais, nos quais as informações geradas e divulgadas através das demonstrações contábeis são fundamentais para a tomada de decisão por parte dos investidores e demais interessados.
Antes da análise, devem-se examinar detalhadamente as demonstrações financeiras. Este trabalho é chamado de padronização e consiste numa crítica às contas das demonstrações financeiras, bem como na transcrição delas para um modelo previamente definido.