O diagnóstico laboratorial – o teste imunológico de gravidez (TIG) – baseia-se no encontro na urina ou no sangue do hormônio gonadotrófico coriônico. O exame de sangue pode confirmar a gravidez até 10 dias após a fecundação, permitindo o diagnóstico precoce da gestação.
O teste imunológico de gravidez (TIG) é utilizado para detectar o hormônio gonadotrófico coriônico (Hcg) tanto no soro quanto na urina.
O método é simples: basta colocar o produto em contato com o xixi que em até cinco minutos a mulher sabe se está grávida – ou não. Para chegar a esse resultado, que geralmente tem precisão superior a 99%, os exames medem o beta HCG, fração do hormônio gonadotrofina coriônica humana (HCG), produzido durante a gestação.
O teste possibilita maior sensibilidade e especificidade nos resultados: permite tanto a triagem quanto a confirmação do status sorológico, com melhor indicação sobre a atividade da doença, o que leva ao direcionamento das ações de monitoramento e controle.
Os principais exames que devem ser realizados na gravidez são:
Um teste de gravidez pode ser feito sempre que a mulher suspeitar que está grávida. No entanto, para o teste de farmácia funcionar, ele precisa ser feito cerca de 2 a 5 dias após o atraso menstrual.