EQST

O Que A Palavra Espontneo?

O que é a palavra espontâneo?

1. Não aconselhado nem forçado; feito ou dito de livre vontade. 2. Que se realiza por si só e sem causa aparente; que não é provocado.

Quais ações são necessárias para aprender a pensar conforme ensina a filosofia?

  • Do pensar espontâneo ao pensar reflexo. Todo ser humano pensa. Mas nem sempre o faz de maneira reflexa. O pensar espontâneo fixa-se no objeto pensado. ...
  • Provocador do processo. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) ...
  • Experiência na base da pergunta. Há, porém, perguntas fundamentais. A elas nos referimos.

É possível ensinar filosofia?

A frase de Kant “Não se ensina filosofia, mas a filosofar” inserida nos processos de aprendizagem revela uma verdade da filosofia como corpo de entendimentos, mas se distancia de uma verdade absoluta nos confins da terminalidade genérica, que exige apreensão de conteúdos expressos nas idéias filosóficas e nas ...

Como podemos aprender a filosofar?

Aprender a filosofar significa desenvolver um pensamento crítico embasado em conhecimentos científicos, filosóficos religiosos e morais em método racional que permita realizar um julgamento das coisas de maneira correta, descartando todas as possibilidades e chegando assim, perto de um conhecimento real a cerca de algo ...

O que é filosofar 30 linhas?

Filosofar é pensar por conta própria; mas só se consegue fazer isso de um modo válido apoiando-se primeiro no pensamento dos outros, em especial dos grandes filósofos do passado. ... A filosofia não é uma ciência, nem mesmo um conhecimento; não é um saber a mais: é uma reflexão sobre os saberes disponíveis.

Por que filosofar e pensar?

Porque pensar é uma atitude espontânea do ser humano e o filosofar é pensar o mais longe, pensar alto! Na minha opinião a filosofia é um ato de pensar, achar uma resposta para as coisas do mundo!

Quando acontece o ato de filosofar?

O ato de filosofar acontece quando o indivíduo passa a questionar a si mesmo , comportamento ou elementos da sociedade com os quais ele não concorda. Ele também passa a filosofar quando alguém o contradiz, pois precisa pensar se aquela contradição está certa ou de fato quem está certo é ele.

O que é o ato de filosofar?

O ato de filosofar potencializa a sensibilidade e o intelecto da pessoa, de forma a transformá-la em profunda observadora de todas as coisas. Na forma de ciência, a Filosofia aguça a sensibilidade e o intelecto para que o sujeito agente perceba todas as coisas numa relação de causa e de efeito.

O que leva o ato de filosofar?

c) O ato de filosofar caracteriza-se como um pensar por si mesmo, por conta própria, ms só conseguimos isso apoiando-se na reflexão de outros, isto é na reflexão dos filósofos e pensadores que escreveram, ou escrevem sobre a filosofia.

O que você entende sobre o ato de filosofar?

O ato de filosofar reflete a capacidade do ser humano em pensar/refletir (usar a razão para compreender os fatos) sobre a sua própria existência como um ser vivo. Nesta direção, podemos verificar que o homem, as plantas, os animais e os fenômenos da natureza são objetos de estudo da Filosofia.

Como Aristóteles define o ato de filosofar?

Segundo Aristóteles, a filosofia é essencialmente teorética: deve decifrar o enigma do universo, em face do qual a atitude inicial do espírito é o assombro do mistério. O seu problema fundamental é o problema do ser, não o problema da vida.

Qual a importância da linguagem para o ato de filosofar?

O ato de filosofar se constrói a partir da linguagem. É a partir das palavras e seus significados que damos sentido aos pensamentos e os transmitimos para os demais. ... Essa própria resposta só foi possível a partir da linguagem. A partir disso pode-se concluir que ela é essencial para a Filosofia.

O que é a importância da linguagem?

A linguagem é o maior recurso que o ser humano possui para alcançar tudo quanto mais deseja na vida. Por isso cada pessoa depende da linguagem para viver em sociedade, pois ela é a base da cultura e dificilmente haveria civilização se não fosse o emprego da linguagem e o poder das palavras.