Desse modo, a energia elétrica não pode seguir muito longe. Por essa razão, a corrente contínua é usada em pilhas e baterias ou para percorrer circuitos internos de aparelhos elétricos, como o de um computador. Tal corrente não serve, porém, para transportar energia entre uma usina e uma cidade.
Como medir corrente elétrica
Corrente contínua: DCA, ADC (ou um A (em maiúsculo) com duas linhas sobre ele, uma linha tracejada e uma linha continua). Corrente alternada: ACA (ou um A (em maiúsculo) com um ~ (til) sobre ele). Resistência: Ohms, cujo símbolo é a letra Omega do alfabeto grego.
Coloque a ponta de prova vermelha na ponta A do condutor e a ponta de prova preta na ponta B do condutor e isole. Agora você pode energizar o circuito, assim obtendo os valores da corrente elétrica que passa neste condutor, mas lembre-se sempre de emendar o corte feito e isolá-lo.
DCV= corrente continua. Tensao fornecidas por fontes de alimentacao , pilhas, baterias e afins. ... ACV= corrente alternada, tensão fornecida pela companhia eletrica para sua casa.
O instrumento utilizado para medir a tensão elétrica é o voltímetro e no Sistema Internacional (SI) a unidade de medida é o volt, cujo símbolo é V. Embora muitos chamem essa grandeza de voltagem, devido ao seu descobridor o físico italiano Alessandro Volta (1745-1827), o termo correto é tensão elétrica.
1 Watt é uma taxa de consumo de energia de um Joule por segundo. A potência que consta em cada aparelho elétrico indica a sua potência pelo período de 1 hora. Por exemplo, um aquecedor a óleo com potência de 1500 W (Watts) irá consumir essa potência em uma hora. 1Wh equivale a 3.