A linha nigra começa a aparecer no início da gestação e ocorre por causa das alterações hormonais. “O hormônio melanocítico, o estrógeno e a progesterona estão relacionados a origem dessa mancha, já que podem alterar a pigmentação da pele em algumas regiões”, esclarece o ginecologista.
A mulher grávida pode apresentar dor ou desconforto no umbigo em qualquer período da gestação, o que costuma ser normal e acontece porque o crescimento da barriga distende o ligamento fibroso do abdômen que se insere no umbigo, situação que enfraquece a parede do umbigo e pode provocar uma hérnia umbilical.
A futura mamãe está liberada para tomar banho de mar e ter contato com a areia, no entanto, é fundamental usar protetor solar. O uso de filtro solar de fator máximo é indispensável e lembre-se que é necessário passa-lo novamente após sair da água do mar ou após um período.
Especialmente na região do abdômen, os pelos crescem em diversas direções. Por isso, vá com cuidado e raspe somente no sentido de crescimento dos fios. Isso evita inflamações e o aparecimento de pelos encravados. Se não ficar satisfeito, passe, com cuidado, e apenas uma vez, no sentido contrário ao crescimento.
Apesar disso, a grávida pode descolorir os pelos do corpo, desde que tenha cautela e tome os devidos cuidados, além de consultar o médico obstetra a fim de obter as devidas orientações.
Você pode depilar com cera (um pouquinho já dá conta do recado) ou simplesmente tirar com pinça. Aliás, uma dica: antes de depilar, clareie os pelinhos da região usando aquele pozinho clareador que vende em qualquer farmácia. Daí, tire com uma pinça apenas os que ficarem aparente após o clareamento.
Para descolorir os pelos corretamente se deve ter os produtos necessários e de boa qualidade, como a água oxigenada volume 30 ou 40, e o pó descolorantes, sempre na proporção de 2 partes de água oxigenada para 1 de pó descolorante.
Os pelos da barriga, assim como os do peito, crescem em todas as direções, então use um aparelho que raspe bem, inclusive a contra-pelo - a precisão do Gillette Body é ideal para depilação do corpo do homem. Faça passadas leves e suaves, enxaguando sempre. Depois de finalizado, espalhe um pouco de hidratante.
Antes da puberdade, a região do abdômen nos homens e nas mulheres é coberta com uma fina camada de pelo. Em resposta aos crescentes níveis de androgénios (principalmente testosterona), durante e após a puberdade, no abdômen começam-se a produzir pelos mais fortes, longos e pigmentados.
Melhores aparadores de pelo
Depile em passadas mais longas e firmes Ao depilar os joelhos, tente dobrar as pernas para depilar melhor a rótula e esticar a perna ao depilar a parte de trás. Pare e enxágue a lâmina após cada passada para limpar o resíduo de gel de depilação e pelos do corpo. Tome seu tempo para evitar curtes e arranhões.
Não importa a pressa, você nunca deve raspar as pernas “a seco”. É imprescindível ensaboá-las com creme de barbear ou mesmo um creme hidratante para garantir que a lâmina deslize com facilidade sobre a pele. Assim, você evita cortes e agressões. Mesmo o condicionador de cabelo pode ser eficiente para este fim.
Como evitar irritações ao raspar as pernas: as 10 melhores dicas
Qual é a melhor forma para depilar minhas pernas? A dica que sempre dou é utilizar materiais acessíveis, encontrados nas farmácias. Nas pernas, pode-se optar pelas folhas, que vêm com a cera, ou cremes depilatórios. Se escolher as folhas, esfregue-as com as duas mãos para que esquentem e amoleçam.
Faça sua depilação com calma e mantenha os pelos sempre molhados quando for raspar; Ao terminar sua depilação, lave a pele cuidadosamente com água fria para fechar os poros. Chá frio de camomila ou hidrolatos (que você pode obter aqui) são boas opções como pós-procedimento por causa de suas ações calmantes.