O JSP, assim como o PHP, pode ser utilizado dentro do HTML, a página JSP, na verdade, é uma pagina HTML, mas quando for necessário utilizar codificação JSP que deve estar entre as tag´s , o servidor trata de converter para HTML para responder a solicitação do usuário.
A diferença básica entre Servlets e JSP é que, em Servlets, escrevemos código java e incorporamos código HTML e existe apenas o caso inverso com JSP. No JSP, escrevemos código HTML e incorporamos o código java usando tags fornecidas pelo JSP.
JSP objetos implícitos JSP recipiente é fornecido para cada página de objetos Java, os desenvolvedores podem usá-los diretamente, sem uma declaração explícita. objetos implícitos JSP também são conhecidos como variáveis pré-definidas.
a. JSP é baseada na tecnologia PHP, porém, mais do que apenas baseada, o JSP tem por objetivo simplificar o processo de desenvolvimento para web sem deixar o dinamismo, muito procurado em sites de internet, de fora. ...
servlet) proporciona ao desenvolvedor a possibilidade de adicionar conteúdo dinâmico em um servidor web usando a plataforma Java. Esta tecnologia disponibiliza ao programador da linguagem Java uma interface para o servidor web (ou servidor de aplicação), através de uma API.
A JavaServer Pages Standard Tag Library(JSTL), é um componente da plataforma de desenvolvimento web Java EE.
JSTL consiste em uma coleção de bibliotecas, tendo cada uma um propósito bem definido, que permitem escrever páginas JSPs sem código Java, aumentando assim a legibilidade do código e a interação entre desenvolvedores e web designers.
declarar as taglibs que forem utilizadas em cada arquivo JSP. possibilitar a escrita de códigos mais limpos e reutilizáveis, se comparados a códigos com diretivas JSP. é responsável por formar novas URLs para que a página possa continuar o seu fluxo.
JavaServer Pages (JSP) é uma tecnologia que ajuda os desenvolvedores de software a criarem páginas web geradas dinamicamente baseadas em HTML, XML ou outros tipos de documentos. Lançada em 1999 pela Sun Microsystems, JSP é similar ao PHP, mas usa a linguagem de programação Java.
Para responder usamos html, logo todo o html é escrito na própria servlet e colocado dentro do response (para voltar para o navegador). ... JSP: Página html com código java dentro.
servlet. ... Outra forma de definirmos um servlet além da anotação @WebServlet é através dos elementos servlet e servlet-mapping no deployment descriptor da aplicação web, ou seja, no arquivo web. xml. Podemos definir o Servlet “Teste” usando o web.
Servlet, vem da ideia de um pequeno servidor que tem por objetivo interpretar e compilar as solicitações do usuário através de páginas web, procurar as funções solicitadas em suas classes e códigos Java e gerar uma página dinâmica de resposta ao usuário.
O funcionamento se dá da seguinte forma:
Para criar seu Java Servlet, você precisa clicar com o botão direito do mouse a sua seção de Fonte de Pacotes (Source Packages) dentro de sua Aplicação Web e escolher Novo > Servlet como mostra a figura abaixo.
Criando um Projeto Web 1 – Primeiramente vá no menu “File” no canto superior do IDE, selecione “New Project”. Será exibida a janela "New Project" que é um Wizard (tela passo a passo) para que possamos criar um projeto no Eclipse. 2 - Selecione a opção “Web” e posteriormente “Dynamic Web Project”. Clique em “Next”.
Portanto, são necessários dois passos para mapear uma servlet para uma URL:
A diferença está entre redirecionar o cliente para uma página (sendRedirect) e encaminhar uma requisição para ser atendida por outro recurso (forward).
Com nosso ambiente configurado podemos começar a desenvolver nossa aplicação. Abra o eclipse e selecione no Menu: File → New → Dynamic Web Project. Será aberta a janela para que você insira as informações para o projeto. Veja a Figura 2.
Para criar o TemplatePadrao. xhtml clique na pasta “templates” com o botão direito e selecione “New -> HTML File”. Informe o nome “TemplatePadrao. xhtml” e clique em próximo.
Criar um projeto Java no eclipse é bem simples. Selecione o menu File -> New -> Java Project. Ao selecionar essa opção, uma janela como a representada na Figura 1 será apresentada. No primeiro campo será exibida a opção de nomear o projeto.
Para criar um projeto do IDE:
Clique com o botão direito em seu projeto e clique em "Exportar". Expanda a pasta "Java" e faça duplo clique na opção "Arquivo JAR executável". Configure as especificações do arquivo JAR.
Portanto, vamos criar uma classe para rodar o método main(). Para isso, selecione o src e use o atalho Alt + Insert: Observe que é um projeto Java simples, ou seja, apenas temos uma estrutura básica com o nome do projeto, diretório e arquivos do próprio IntelliJ.
Windows: Execute o arquivo .exe e siga os passos no Assistente de Instalação (Installation Wizard). Mac OS X: Abra o pacote . dmg e arraste o IntelliJ IDEA para o diretório de Aplicações (Applications). Linux: Desempacote o arquivo .
1 Resposta
Neste post vou mostrar como instalar o plugin do Lombok no Intellij IDE