Documentos necessários Documento de identidade oficial, CPF e informação sobre profissão e endereço dos cônjuges; Escritura de pacto antenupcial (se houver); Documento de identidade oficial, CPF e informação sobre profissão e endereço dos filhos maiores (se houver) e certidão de casamento (se casados).
Assim como na via judicial, as partes também poderão optar na escritura pública por manter ou retornar a utilizar o nome de solteiro, caso tenha havido alteração do sobrenome no casamento. Poderão estipular também a eventual fixação de pensão alimentícia, quando houver necessidade por uma das partes.
Os Documentos que devem ser apresentados ao cartório são:
A escritura pública de separação ou divórcio é rápida e econômica, podendo ser feita em um momento só.
A) Não é possível a convolação de ação de divórcio em procedimento administrativo de divórcio. ... Se Adalberto e Marieta pretendem realizar o divórcio por escritura pública, devem desistir da ação judicial a fim de extinguir o processo judicial (Art.
A conversão em divórcio da separação judicial dos cônjuges existente há mais de um ano, contada da data da decisão ou da que concedeu a medida cautelar correspondente (art. ... 8°), será decretada por sentença, da qual não constará referência à causa que a determinou.
De acordo com a profissional, o valor para um divórcio extrajudicial sem bens a partilhar é em torno de R$ 400,00 (assinado em cartório). Esse valor pode variar dependendo da região do país.
Quanto custa o divórcio em cartório? Valores do processo. São cobradas as taxas do processo, entre elas a de escritura que varia de um estado para outro, em São Paulo o custo é de cerca de R$ 300,00. Os divórcios que envolvem divisão de bens, o preço será de acordo com os valores de partilha e também com cada região.