Entretanto, no campo da psicologia, o reflexo não condiz àquilo que o indivíduo fez, mas a relação entre o que fez e o que ocorreu antes dele fazer. "Reflexo, portanto, é uma relação entre estímulo e resposta, é um tipo de interação entre um organismo e seu ambiente". ... Neste conjunto falamos do reflexo.
Leis (ou propriedades) do reflexo Lei da intensidade-magnitude: A lei da intensidade-magnitude estabelece que a intensidade do estimulo é uma medida diretamente proporcional à magnitude da resposta, ou seja, em um reflexo, quanto maior a intensidade do estímulo, maior será a magnitude da resposta.
O resultado destas pesquisas são as leis abaixo:
A lei do limiar estabelece que, para todo reflexo, é necessária uma intensida- de mínima do estímulo para que a resposta seja eliciada. ... A Figura 1.
Os reflexos são observados através da interação organismo-ambiente, contudo, essas relações ocorrem mesmo que o organismo não a perceba ou compreenda. Dado estímulo (ex. ... Assim como descrito anteriormente, há respostas emocionas para estímulos ambientais. As emoções têm uma função ambiental, não ocorrem ao acaso.