Cremes dentais - os creme dentais anti-manchas desenvolvidos para remover manchas de tabaco e café, geralmente são abrasivos, ao contrário da maioria dos novos produtos branqueadores.
A resposta é: sim! Café mancha os dentes. Obviamente, consumir café com moderação não ocasionará danos tão impactantes nos dentes, mas o consumo excessivo leva à tona um fator muito aparente, que é a cor amarelada dos dentes (na odontologia, chamado de escurecimento extrínseco).
Você já pensou em fazer clareamento dental mas desistiu por não conseguir ficar sem o bom e velho cafezinho? O conceito de que não é permitido ingerir bebidas com corantes como café, chá, vinho ou refrigerantes à base de cola durante e após o procedimento já está difundido entre profissionais e pacientes.
“O consumo frequente de alimentos cromogênicos leva um amarelamento dos dentes, pois a estrutura dental possui “pequenos poros” por onde essas moléculas escuras podem penetrar e se ligarem a estrutura da dentina”, explica. Ou seja, a alimentação pode sim influenciar nesse processo, e o café faz parte dessa listinha.
Café amarela os dentes? Sim. O café causa um escurecimento extrínseco (de dentro para fora) do dente. Mas tomar apenas um cafezinho não causa manchas.
O café tem um pH mais baixo que o da boca, sendo bastante ácido. Essa acidez agride o esmalte, provocando uma desmineralização e o tornando mais poroso. Esse processo facilita que o pigmento escuro do café se instale no esmalte, causando manchas.
Conheça abaixo alguns alimentos mais propensos a manchar seus dentes com o consumo em excesso: Frutas: limão, laranja, kiwi, abacaxi, tangerina, amora, mirtilo (blueberry); Bebidas: café, chá preto, refrigerantes, vitaminas efervescentes, suco de uva, vinho tinto ; Outros: molho shoyo, beterraba, catchup e açaí.
As manchas extrínsecas podem ser causadas por substâncias ou alimentos que coram a superfície dos dentes como, por exemplo, café, vinho tinto, chá, chocolate, molho de tomate, refrigerantes escuros, tabaco, beterraba e ainda bactérias que se aderem à superfície dental e adquirem coloração escura.
Confira a seguir uma lista com os principais alimentos com excesso de pigmentação:
Jato de bicarbonato de cálcio Indicado para eliminar manchas associadas a corantes alimentares, é indicado para remover pigmentações presentes em sulcos dentários e outras áreas não acessíveis a instrumentos manuais.