Os lipídios, conhecidos popularmente como gorduras e óleos, são moléculas orgânicas compostas principalmente de carbono, hidrogênio e oxigênio. Aprenda o que são lipídios, suas funções, classificação e veja quais são os alimentos ricos em lipídios!
O colesterol da alta densidade, HDL, dito bom, absorve as partículas de colesterol que começam a se depositar nas paredes dos vasos. O colesterol de baixa densidade, LDL, dito ruim, estimula o acúmulo de colesterol nas paredes dos vasos.
d) Nas células vegetais, o excesso de colesterol diminui a eficiência dos processos de transpiração celular e da fotossíntese.
A função estrutural dos lipídios diz respeito à sua presença na composição das membranas de todas as células, na forma de fosfolipídios. O maior exemplo é a membrana plasmática, que é composta de uma bicamada de fosfolipídios, proteínas e carboidratos.
As moléculas de lipídio são compostas por carbono, oxigênio e hidrogênio, e podem ainda conter fósforo, enxofre e nitrogênio. São relativamente pequenas e insolúveis em água, mas solúveis em outras substâncias, como álcool, acetona, clorofórmio e éter.
b) O colesterol participa da composição química das membranas das células animais e é precursor dos hormônios sexuais masculino (testosterona) e feminino (estrógeno).
Os lipídios são construídos, como foi dito, a partir do ácido graxo. Suas variações ocorrem em função do tipo de álcool. Assim, eles são ser classificados em glicerídeos, fosfolipídios, esterídeos e cerídeos. Confira mais detalhes:
a) Na espécie humana, o excesso de colesterol aumenta a eficiência da passagem do sangue no interior dos vasos sanguíneos, acarretando a arteriosclerose.
A gordura possui ácidos graxos saturados, o que garante sua consistência sólida em temperatura ambiente. Apresenta função principal de reserva energética, ou seja, depósito.
O fato de os lipídios serem insolúveis em água permite que eles possam ser armazenados de maneira mais concentrada do que os carboidratos que, hidratados, ocupam maior volume.
c) Substâncias insolúveis na água, mas solúveis nos chamados solventes orgânicos (álcool, éter, benzeno);
Questão 3 Óleos e gorduras são glicerídeos, um tipo de lipídio. Muitas sementes são oleaginosas (exemplo: soja), isto é, armazenam grande quantidade de óleo. Já as aves e os mamíferos armazenam gorduras no tecido adiposo, sob a pele.
Os lipídios funcionam como isolante térmico uma vez que, em geral, as células que armazenam gordura se situam logo abaixo da pele, na hipoderme. Assim, alguns seres vivos utilizam essa camada de gordura (ampliada durante os períodos de grande abundância de nutrientes) para resistir a períodos de frio. Ou seja, os lipídios são isolantes térmicos, pois o tecido adiposo em animais homeotérmicos (aves e mamíferos) auxilia na manutenção da temperatura corpórea.
Agora que você já sabe o que são lipídios, sua importância para o organismo e quais as principais fontes, continue a visita em nossa página cadastre-se no Stoodi conheça mais sobre a Biologia e teste seus conhecimentos com exercícios! Cadastre-se:
Uma das principais funções dos lipídios é a de reserva de energia, pois eles constituem a segunda opção energética das células. A primeira fonte, você já sabe, são os carboidratos. Isso significa que os lipídios são substâncias muito eficientes para reservar energia. Por exemplo, 1g de lipídio libera mais que o dobro de energia (9kcal) de 1g de carboidrato (4kcal).
A alta taxa de colesterol é prejudicial, uma vez que o excedente pode se acumular na parede interna de vasos sanguíneos, dificultando a circulação e endurecendo esses vasos, causando uma doença chamada arteriosclerose.
Essas partículas menores são liberadas nos vasos linfáticos, por onde serão transportadas até alcançarem outros tecidos. O transporte de substâncias pelas células é conhecido como osmose.
Quer saber mais sobre os lipídios e de que maneira esse tema poderá ser abordado nos vestibulares? Continue a leitura de nosso artigo e confira tudo sobre lipídios.
Os lipídios também auxiliam na absorção das vitaminas A, D, E e K, que são lipossolúveis, isto é, se dissolvem em gordura. Dentro do corpo humano, essas vitaminas são transportadas por lipídios, que permitem sua absorção pelo organismo.
Os lipídios mais conhecidos são os ácidos graxos, dos quais derivam os óleos e as gorduras. Eles podem ser saturados ou insaturados, e suas cadeias variam de 4 a 36 carbonos, com possíveis ramificações. Algumas gorduras são boas (insaturadas) e outras prejudiciais para o organismo (saturadas), e sua ingestão deve ser moderada.
Os esteroides apresentam uma estrutura química marcada pela presença de quatro anéis interligados. O colesterol é o exemplo mais conhecido, sendo de grande importância no funcionamento do organismo. Está presente na membrana plasmática da célula, garantindo sua fluidez, e também é encontrado formando hormônios sexuais, como estrógeno e testosterona. O colesterol é encontrado exclusivamente em animais.
(UFU-MG) O colesterol é um esteroide que constitui um dos principais grupos de lipídios. Com relação a esse tipo particular de lipídio, é correto afirmar que:
Contrafilé: proteína leve Isso porque o contrafilé possui apenas 110 calorias por 100 gramas – dos quais 75% têm a forma de proteína. Outra corte que se destaca pelo baixo teor de calorias é o rim, que é 80% água.
10 frutas para emagrecer (com poucas calorias)
Frango. A proteína de origem animal é a mais adequada para a formação dos músculos. O frango é uma boa opção, porque é fonte desse nutriente e possui um teor menor de gorduras saturadas, em comparação com a carne vermelha.