Os cristais de gelo presentes nas nuvens são como prismas, que refletem todas as cores a partir do sol, por isso, o resultado final é a mistura dessas cores, o branco, como nós enxergamos as nuvens. Saiba mais: Conheça todos os tipos de nuvens.
As nuvens são formadas pelo resfriamento do ar até a condensação da água, devido à subida e expansão do ar. É o que sucede quando uma parcela de ar sobe para níveis onde a pressão atmosférica é cada vez menor e o volume de ar se expande.
Como surgiu o termo nuvem? ... Em 1997, o termo "computação em nuvem" foi utilizado pela primeira vez pelo professor de sistemas de informação Ramnath Chellappa em uma palestra acadêmica. O termo foi inspirado no símbolo da internet, a “nuvem”, que representa algo que está "no ar".
Em uma tempestade, as gotas são mais numerosas e espessas. Assim, a luz do sol não passa e a nuvem fica escura. Mas isso depende da posição do Sol e de quem está observando. Por isso, é possível ver uma mesma nuvem com partes claras e escuras.
Quando o Sol está se pondo, porém, sua luz penetra na atmosfera de lado – não de cima –, e precisa atravessar mais gás. Isso significa que há oportunidade de espalhar também a luz avermelhada, mais comprida, o que muda a cor do céu.
O branco resulta da soma das sete cores do arco-íris – o violeta, o azul, o anil, o verde, o amarelo, o laranja e o vermelho. ... Nós enxergamos o Sol com tonalidades diferentes, ao longo de um dia, porque a atmosfera filtra os seus raios, separando as cores.
“A luz é absorvida muito mais pela cor preta do que pelas outras cores e, consequentemente, ela aquece mais. Comparado a um carro prata, por exemplo, o interior de um carro preto pode ficar com até 6 ºC a mais”, explicou o físico.
O círculo das cores também demonstra uma divisão integrada às cores quentes e frias. São elas: Cores quentes: amarelo, vermelho, laranja, vermelho-alaranjado, laranja-amarelado. Cores frias: azul, verde, violeta, azul-esverdeado, verde-amarelado, roxo-azulado.