crossorigin="anonymous">
Índice pluviométrico é uma medida em milímetros, resultado do somatório da quantidade da precipitação de água (chuva, neve, granizo) num determinado local durante um dado período de tempo.
O total pluviométrico é uma medida em milímetros, resultado do somatório da quantidade da precipitação de água, neve ou granizo num determinado local durante um dado período de tempo. Para se medir, utiliza-se um instrumento chamado pluviômetro.
Dizer que em uma região choveu 100 mm significa dizer que em uma área de 1 m2, a lâmina de água formada pela chuva que caiu apresenta uma altura de 100 milímetros. Esse volume pode ser obtido calculando o volume do paralelepípedo de 1 m2 de área da base e altura de 100 mm = 0,1 metros.
Os locais onde são instalados os pluviógrafos e/ou pluviômetros são denominados postos pluviométricos. A duração da precipitação, que aqui será denotada por ∆t ou td, constitui-se também em importante grandeza a caracterizar as chuvas. Ela corresponde ao período de tempo durante o qual a chuva cai.
Volume de chuvas é calculado por meio de um aparelho chamado pluviômetro, usado para identificar o quanto é captado de água em um espaço de um metro quadrado.
Em química, define-se concentração de uma solução como a quantidade de soluto presente numa dada quantidade de solução. Essa quantidade pode ser expressa em massa ou volume (esta última apenas para líquidos). ... Em soluções concentradas, o soluto encontra-se em quantidades elevadas.