Assim, como na diagonal da base, a diagonal do cubo também pode ser calculada pelo Teorema de Pitágoras. Dessa forma, temos a seguinte fórmula: dc² = a² + d²b ⇒ dc² = a² + 2a² ⇒ dc² = 3a² ⇒ dc = a√3.
O volume de um cubo é determinado através do produto da área da base pela altura, como já foi dito que as arestas do cubo possuem medidas iguais, então temos que V = Ab * a ou V = a * a * a → V = a³. Observe: Não pare agora...
Eleve a diagonal dos dois cantos opostos do cubo ao quadrado, depois divida por 3 e tire a raiz quadrada para calcular o comprimento da lateral.
O cubo é uma figura que faz parte da geometria espacial. É caracterizado como um poliedro (hexaedro) regular ou ainda, um paralelepípedo retângulo com todas as faces e arestas congruentes e perpendiculares (a = b = c).
O cubo tem os seguintes elementos:
Em resumo, a área de um prisma é a soma das áreas de suas faces laterais. Como o cubo é formado por seis quadrados congruentes, então, a área total do cubo é seis vezes a área de sua base.
A área lateral (Al) corresponde a soma das áreas dos quatro quadrados que formam esse poliedro regular. Obs: as arestas do cubo também são chamadas de lados. As diagonais dessa figura são segmentos de reta entre dois vértices, sendo calculada pela fórmula: d = a√3.
Resposta. Mas o cubo tem 06 faces, então fica ( 7x7 ) 49 x 6 = 294 cm^2.
A área de uma figura é obtida pela multiplicação da base (b) pela altura (h). E o volume é determinado pela multiplicação da altura pela largura e pelo comprimento.
Geralmente a argamassa tem 1cm de espessura, ou seja, para calcular a área do tijolo ou bloco com argamassa é só somar 1cm na altura e comprimento e multiplicar. E finalmente, para calcular a quantidade de tijolos ou blocos é só dividir a área da parede ou muro pela área do tijolo ou bloco com argamassa.
No geral , usa-se 13 blocos por m², mas na prática, compra se 14, devido as perdas na obra.
Considerando o uso de blocos de 14 cm de largura, com 12,5 blocos inteiros por metro quadrado, teremos 46,64 m² x 12,5 blocos inteiros/m² = 583 blocos inteiros. O total de meios-blocos equivale a 10% do total de blocos inteiros a usar, ou 58,3 meios-blocos. Arredondando para cima, é indicado comprar 59 meios-blocos.
Os tamanhos comumente encontrados no mercado brasileiro são os de 9x19x19cm ou 9x19x29cm. Geralmente, enquanto o primeiro modelo tem rendimento de 25 peças por metro quadrado, o segundo rende 17 peças por metro quadrado.
Tamanho do bloco utilizado para construção da parede: 0,4m cada (usando como exemplo 39cm do bloco + 1cm de junta); Canaletas de concreto: 20m/0,4m = 50 unidades; Acréscimo de 10% referente à possível perda de material = 5 unidades.
Canaletas de Concreto Estruturais (NBR 6136)
As Canaleta de Concreto desenvolvida pela Blocos Cabral é indicada para obras de construção civil. Está disponível em cinco dimensões (14 cm x 19 cm x 39 cm, 14 cm x 19 cm x 34 cm, 14 cm x 19 cm x 19 cm, 19 cm x 19 cm x 39 cm ou 09 cm x 19 cm x 39 cm) e possui resistência de 3 MPa a 16 MPa.
Canaletas de Concreto Estruturais (NBR 6136)
Características Técnicas