O Cerrado é o segundo maior domínio brasileiro, estendendo-se, em sua área core ou nuclear, por um território de 1,5 milhão de km², abrangendo quatro estados do Brasil Central (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal), além de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Tocantins, Bahia, Maranhão e Piauí.
O Cerrado é um bioma e também um domínio morfoclimático brasileiro que é caracterizado por ser do tipo savânico e por encontrar-se na faixa central do Brasil.
O domínio morfoclimático do cerrado está localizado no centro-oeste brasileiro, especialmente para a região mais central do país, em uma área com vastos planaltos e famosa por suas chapadas (planaltos com topo plano).
Os mares de morros representam um domínio morfoclimático (que reúne relevo, clima, vegetação e hidrografia) presente no Brasil, o qual é formado pela união de diversas elevações. O nome está associado a um grande conjunto de morros arredondados formados pelo intenso processo de erosão.
O domínio dos Mares de Morro é predominantemente constituído por áreas de planalto, notadamente os planaltos e serras do Atlântico leste-sudeste, conforme a classificação do relevo elaborada por Jurandyr Ross. ... No Sudeste, são encontrados os solos de salmourão, mais argiloso.
Até hoje é considerado a “vitrine do Brasil” sendo a imagem mais comum que se tem do Brasil no exterior. A cidade do Rio de Janeiro, localizada neste domínio morfoclimático, é conhecida como Cidade Maravilhosa.
Veja agora os Domínios Morfoclimáticos
As atividades humanas geradas no domínio morfoclimático Amazônico são as do setor primário, entre elas: as atividades de extração mineral e vegetal, de agricultura, de pecuária, de pesca, entre outras.
A atividade humana é complexa e imprevisível; convoca as microgestões e autorregulações do trabalho; produz o mundo simbólico; tem sempre finalidade e demanda formação de compromisso; produz respostas originais e conhecimento/saberes em todos os níveis.