- Regime político autoritário (antidemocrático) e totalitário, baseado na concentração de poderes nas mãos de Stalin e do PCUS (Partido Comunista da União Soviética). - Base ideológica marxista (comunista). - Existência de partido único.
O Stalinismo era baseado na doutrina do “socialismo em um único país”. Entre os principais objetivos de Stálin, estava o desenvolvimento do poder industrial da União Soviética, transformando-a numa potência imperialista militar, capaz de fazer frente aos Estados Unidos.
O governo de Stalin é Totalitário de Esquerda ( pois o modelo econômico adotado foi o Socialismo). Foi um governo totalitário, visto que é um governo facista, com características como: militarismo, nacionalismo, exaltação ao líder, perseguição dos opositores, uso da propaganda como meio de manipulação, dentre outros.
O stalinismo foi marcado pela presença de um policiamento ostensivo e a montagem de um dos maiores sistemas de espionagem da história – comandado pela famosa KGB. A perseguição aos opositores do regime foi intensa e justificada como necessária para a proteção do curso que a revolução comunista deveria tomar.
O stalinismo é definido pelos historiadores como um regime totalitário que existiu na União Soviética, entre 1927 e 1953, e foi construído pelo líder do país Josef Stalin. ... Os crimes cometidos durante o stalinismo só foram denunciados após a morte de Stalin. Não pare agora...
Resposta: Em 1929 teve uma crise que impactou o mundo inteiro, mais a União Soviética teve sua ênfase, e resistência que não foi radical, pois todo mundo estava em Grande Crise Económica, houve industrialização, produção de têxteis, algodão o que favoreceu comercio externo.
A partir de 1956, Kruschev passou a ser o líder supremo da União Soviética. Seu governo caracterizou-se por uma relativa liberalização e pela tentativa de melhorar o nível econômico da população.
Os planos quinquenais foram um instrumento de planificação econômica implantado por Stalin na antiga União Soviética, com o objetivo de estabelecer prioridades para a produção industrial e agrícola do país para períodos de cinco anos. ...
A propaganda do novo regime baseava-se amplamente na ideologia marxista- leninista para promover a linha do Partido. Ela era onipresente e vigorosamente aplicada. ... Apesar de a propaganda ter feito com que os bolcheviques saíssem vitoriosos da guerra civil, à recém-fundada União Soviética estava devastada.
A propaganda ideológica visa não é somente vender o produto, mas difundir idéias, comportamentos, modo de vida com o intuito de manipular o público-alvo para esse tipo de comportamento.
A Propaganda Cada nação que participou na Grande Guerra de 1914-18, usou cartazes de propaganda como meio de justificação do seu envolvimento no conflito, mas também como meio de recrutar homens, dinheiro e outros recursos para sustentar a campanha militar.
A propaganda capitalista e anticomunista exaltava a liberdade de expressão, as facilidades de consumo e as oportunidades de enriquecimento proporcionadas pelo capitalismo.
Resposta: propaganda durante a Guerra Fria foi sabiamente utilizada pelos EUA e a URSS para influenciar os seus próprios cidadãos e as nações do Terceiro Mundo, através de filmes, comerciais e programas de rádio e televisão. um exemplo disso é o cartaz dizendo " the red iceberg".
Valorizava o espírito coletivista da sociedade comunista em que a produção industrial e agrícola era distribuída de maneira equitativa à população. Destacava que a economia comunista era planificada evitando crises econômicas e oscilações financeiras tão comuns nos países capitalistas.
A) As ideologias que estavam em choque durante a Guerra Fria eram o socialismo e o capitalismo. E as duas potências em questão eram União Soviética e Estados Unidos.
A Guerra Fria é o nome que damos ao conflito político e ideológico que se estendeu do final da década de 1940 até o ano de 1991. Esse acontecimento teve como protagonistas os Estados Unidos e a União Soviética, países que representavam duas ideologias distintas que eram o capitalismo e o socialismo, respectivamente.
As principais características da Guerra Fria são a bipolarização mundial entre os Estados Unidos e a União Soviética e o conflito militar, ideológico e político travado entre essas duas potências. Os pontos principais incluem: ... antagonismo militar e político entre os blocos; capitalismo vs socialismo.
São aspectos da Guerra Fria, exceto: (a) corrida armamentista.
A Guerra Fria foi uma disputa pela superioridade mundial entre Estados Unidos e União Soviética após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). É chamada de Guerra Fria por ser uma intensa guerra econômica, diplomática e ideológica travada pela conquista de zonas de influência.
Resposta. Resposta: A guerra fria influenciou a política brasileira do mesmo modo que influenciou a política de uma série de outros países do mundo: forçou governos a tomarem posicionamentos, se alinhando ou aos soviéticos ou aos estadunienses.
Resposta: O Brasil então integrou o bloco capitalista e também ocorre o rompimento de relações com a U.R.S.S. (União Soviética) e ouve o aumento de dependência dos Estados Unidos .
Países capitalistas foram classificados como de primeiro mundo. Países socialistas foram classificados como de segundo mundo. Já países não alinhados, como foi o caso do Brasil, a denominação é terceiro mundo.