As parlendas são versinhos com temática infantil que são recitados em brincadeiras de crianças. São usadas por adultos também para embalar, entreter e distrair as crianças. Possuem uma rima fácil e, por isso, são populares entre as crianças.
substantivo feminino Composição curta própria para ser cantada: cantiga de ninar. [Literatura] Poema curto, próprio para ser cantado pelos trovadores, de tema leve e de grande aceitação popular: na Idade Média, a cantiga apresentou diversos gêneros cantiga de amigo, de amor, de escárnio, de maldizer, e de romana.
Apoie as iniciativas de investigação em relação ao ambiente. Em seguida, apresente ao grupo a parlenda “Um, dois, feijão com arroz”, fazendo movimentos com os saquinhos de voal ou tule contendo arroz e feijão, gesticulando as mãos ao dizer os números.
Cada criança recebe uma cartela, onde o professor canta o número e com uma tampinha de garrafa o aluno marca o número ou a quantidade. O interessante que na cartela tenha a escrita de alguns números e a quantidade de outros.
Como jogar: Espalhe as cartas com os números virados para cima. Agora você e a criança precisam encontrar os pares. Quem achar o maior número de pares ganha o jogo. Aproveite para fazer a criança contar a quantidade de símbolos e mostre a ela a relação da quantidade com o número.
Objetivo Geral Fazer com que identifiquem os números e estabeleçam suas relações com a quantidade. Objetivos Específicos - Identificar e nomear os números de 0 a 10 - Estabelecer a relação/ correspondência do numero e a quantidade - Possibilitar o desenvolvimento das percepções visuais, auditivas e sensório-motoras.
Quando uma criança conta de 1 a 20, significa que ela sabe memorizar, mas não sabe realmente o que cada número representa. Ajudar as crianças a contar usando correspondência é vital. Isso mostra que seu filho sabe o que aquele número significa, como apontar para cinco objetos diferentes enquanto conta até cinco.
A Matemática nos anos iniciais é de suma importância para os alunos, pois ela desenvolve o pensamento lógico e é essencial para construção de conhecimentos em outras áreas, além de servir como base para as séries posteriores. Essa importância também é destacada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997):
Os algarismos nos ajudam não só a numerar ou medir e ou quantificar, eles nos auxiliam a compreender os fenômenos (seja de qualquer natureza) que acontecem a nossa volta, ou seja, estão presentes no nosso dia-a-dia, e tornaram-se tão comuns que nem pensamos mais sobre eles, mas representam muito mais do que uma forma ...