O método de lubrificação mais simples é o banho de óleo, porém ele só pode ser adotado para pequenas velocidades. Nesse caso, o óleo é colhido por elementos giratórios do rolamento e depois circula através do mesmo até voltar ao depósito.
O melhor tipo de graxa para rolamento é aquele que atende os fatores de aplicação. Apesar de existirem tipos especiais, como a graxa azul de alta qualidade para aplicações de rolamentos, deve-se escolher o tipo adequado conforme a aplicação do rolamento ou mancal, por exemplo.
Para a relubrificação dos rolamentos 22324 e 22326, temos a seguinte quantidade: 22324 => Q = 0,005 x 86 (mm de largura) x 260 (mm de diâmetro externo) = Q = 111,8 ... aprox, 112 a 115 gramas de graxa.
Quando o eixo é de diâmetro grande, poderão ser utilizados alguns tipos de rolamentos de rolos como: os de rolos cônicos, de rolos cilindros e autocompensadores de rolos, como também os rígidos de esfera. Quando o espaço radial é limitado, deve ser selecionado um rolamento com pequena altura de seção transversal.
Já os rolamentos necessitam de uma menor quantidade de lubrificantes, porém uma boa lubrificação ainda é fundamental para o bom funcionamento do equipamento e a durabilidade das peças. Caso o rolamento comece a emitir barulhos mais altos do que o usual, é sinal de que ele deve ser trocado.
Posicione-se com o pé esquerdo um pouco à frente e o direito um pouco atrás do corpo. Agache-se e coloque as mãos no chão à frente, com a mão direita à frente da esquerda. Incline-se para frente. Não tenha medo de usar o antebraço no chão.