A Resolução de Problemas como metodologia de ensino é uma das formas de proporcionar aos alunos uma aprendizagem mais efetiva, pois: O aluno desenvolve seu raciocínio participando de atividades, agindo e refletindo sobre a realidade que o cerca, fazendo uso das informações de que dispõe.
A resolução de problemas matemáticos é de preponderante importância para a educação, pois oferece suporte à curiosidade dos estudantes, ao mesmo tempo em que traz situações reais para a sala de aula e propicia a possibilidade da descoberta do novo.
A metodologia de resolução de problemas é um conjunto de estratégias orientadas a encontrar soluções de problemas específicos com que lidamos diariamente. ... Perceber isso é importante não só para melhorar nossa capacidade de resolução de problemas, como também para auxiliar nossos filhos nesse sentido.
A resolução de problemas consiste no uso de métodos, de uma forma ordenada, para encontrar soluções de problemas específicos. ... Entende-se por problema uma situação na qual não se conhece o caminho para a solução.
Quando se propõe aplicar a resolução de problemas no ensino da matemática refere-se a problemas não rotineiros e algorítmicos, onde o aluno muitas vezes pergunta “a conta é de mais ou de menos?” Problemas rotineiros não avaliam, por si só, atitudes, procedimentos e a forma como os alunos administram seus conhecimentos.
As etapas da resolução de problemas são: compreender o problema; destacar informações e dados importantes do enunciado para a sua resolução; elaborar um plano de resolução; executar o plano; conferir resultados; estabelecer nova estratégia, se necessário, até chegar a uma solução aceitável (POLYA, 2006).
Etapa 1: Identificação do problema Se feita de forma clara e criteriosa pode facilitar o desenvolvimento do trabalho e encurtar o tempo necessário à obtenção do resultado.
São esses os passos: Enfrente o problema, identifique a causa, aja sob a causa, procure feedbacks. É, não são tão simples assim, mas são só 4, né? Não que seja necessariamente fácil, mas pode valer a pena!
O processo geral de solução de problemas pode ser descritos em cinco etapas consecutivas: (1) definição do problema; (2) análise do problema; (3) pesquisa de possíveis soluções; (4) avaliação das alternativas; e (5) recomendação para ação.
Um processo pode apresentar três tipos de falhas classificadas como: – Prematuras ou de partidas: ocorrem no período inicial de operação do processo e tem relação direta com a adaptação dos equipamentos, capacitação dos operadores, falta de maturidade na gestão do processo ou falta de informação sobre a atividade.
6 dicas para identificar gargalos em seus processos produtivos!
7 dicas para a melhoria de processos internos em sua empresa
b) Quais melhorias as empresas podem vir a ter com sua implantação. Com o objetivo de aumentar a produtividade, através da redução de custos e do aumento do grau de satisfação do cliente. 02. Leia as alternativas abaixo: (0,5) I- A reengenharia só deve ser aplicada quando houver a necessidade de destruir o que existe.
As organizações que adotam a reengenharia têm o objetivo de mudar o cenário em que se encontram. A procura, na realidade, é por uma maneira melhor de realizar os processos para se alcançar os resultados esperados e as metas definidas.
Resposta. Resposta: Não tenha medo do novo, se disponha à ele; ouça as equipes e seja flexível na forma de Administrar.