Na prática, são os gastos feitos ao longo de 2020 que, se declarados, podem reduzir o quanto o contribuinte vai pagar de imposto – ou aumentar a restituição. Os gastos relacionados à saúde, educação, previdência privada e com dependentes fazem parte do grupo de despesas dedutíveis.
Tanto CDB quanto LC são indicados para objetivos de investimento de curto ou médio prazos. Um CDB de liquidez diária, por exemplo, pode ser usado para engordar a sua reserva de emergência. Já as LCs, em geral, só podem ser resgatadas no vencimento.
A diferença é que o CDB vai de 90% a 100% do CDI — em alguns casos, bem mais, principalmente oferecido por bancos menores, onde o risco é menor (mas lembre-se que você tem a garantia do FGC). No caso da LCI, tende a ficar entre 80% e 90%.
Considerados investimentos de Renda Fixa com baixo risco, o CDB (Certificado de Depósito Bancário) e o LC (Letras de Câmbio) são títulos emitidos para que bancos e instituições financeiras consigam financiar suas atividades de crédito. Ideal para qualquer perfil de investidor.
– LCI e LCA são exibidas com rendimentos entre 80% e 105% do CDI. Pode haver instituições oferecendo taxas mais baixas (grandes bancos) ou taxas mais altas (bancos pequenos, com maior risco de crédito);