O problema não é que as principais potências mundiais não se importam. É que elas se importam demais. A Rússia e os EUA têm muita coisa em jogo em cada conflito e as regras da diplomacia lhes permitem, assim como aos outros membros permanentes - Grã-Bretanha, China e França - vetar qualquer ação da ONU.
Desde a sua criação, a ONU tem sido frequentemente chamada à arena internacional para promover a cooperação internacional e evitar guerras, para ajudar a restaurar a paz no desencadear de conflitos armados e para dar apoio a países que emergiram recentemente da guerra.
É constatada a diminuição da incidência de guerras declaradas nos últimos anos, processo que ganhou força principalmente após o término da Guerra Fria, essa alterou e fez surgir um novo tipo de conflito, os de níveis regionais que são mais fáceis de serem percebidos.
Resumindo em poucas palavras: A ONU (Organização das Nações Unidas) tem grande influência nos três poderes pois tem o propósito de ficar de olho nelas e se tiver algo errado realizar inspeções pra encontrar suas raízes e solucioná-lo. Exemplos: Corrupção, propina e mais.
Existem atualmente 193 Estados-membros da Organização das Nações Unidas.