11. Acetilcolina Acetilcolina Acetilcolina Noradrenalina Os transmissores do sistema nervoso autônomo Os principais transmissores são a acetilcolina (ACh) e noradrenalina. Co-transmissão: Óxido Nítrico (NO) e peptídeo vasoativo intestinal (VIP), ATP, neuropeptídeo Y, 5-hidroxitriptamina (5-HT), GABA e dopamina.
Neurotransmissores são definidos como mensageiros químicos que transportam, estimulam e equilibram os sinais entre os neurônios, ou células nervosas e outras células do corpo.
Neurotransmissores: S.N. Simpático: Neurônios pré-ganglionares: secretam acetilcolina. Neurônios pós-ganglionares: secretam noradrenalina.
Temos dois tipos de receptores nicotínicos aos quais a Ach se liga: os nicotínicos do tipo 1 (N1), e os nicotínicos do tipo 2 (N2). Os N1 estão localizados em gânglios autônomos, que podem levar estímulo à medula adrenal, promovendo a liberação de catecolaminas.
acetilcolina
Sabe-se que o SNA é constituído por um conjunto de neurônios que se encontram na medula e no tronco encefálico. Estes, através de gânglios periféricos, coordenam a atividade da musculatura lisa, da musculatura cardíaca e de inúmeras glândulas exócrinas.
Anatomia do Sistema Parassimpático Nos núcleos temos os corpos de neurônios pré ganglionares cujas fibras pré ganglionares atingem os gânglios parassimpáticos através do pares cranianos (III, VII, IX e X). Dos gânglios saem as fibras pós ganglionares para as glândulas, músculos lisos ou cardíacos.
Perda transitória da consciência – desmaio, provocado pela diminuição da pressão arterial e dos batimentos cardíacos por ação do nervo vago, localizado na região da nuca. É causado pela demora na chegada de sangue ao coração e ao cérebro.