EQST

Em Que Se Constitui A Filosofia Patristica?

Em que se constitui a filosofia Patristica?

Patrística é a filosofia cristã nos três primeiros séculos, elaborada pelos primeiros teóricos Pais Apostólicos da Igreja ou Santos Padres; consiste na elaboração doutrinal das verdades de fé do cristianismo e, na sua defesa contra os ataques dos pagãos e dos hereges.

Em que se apoiam os filósofos cristãos?

Vê-se assim que os filósofos cristãos se apoiam na fé para melhor compreenderem a realidade, enquanto esta mesma fé dita metas a serem alcançadas pela razão, evitando que erros ou desvios em suas inquirições aconteçam.

Qual era o tipo de conhecimento defendido pelos filósofos cristãos?

Surge a distinção entre a fé e a razão. O conhecimento recebido de Deus torna-se superior ao conhecimento racional. Em decorrência desta própria dicotomia, surge a discussão em torno da possibilidade de conciliação entre fé e razão. A partir do século 12, a filosofia medieval é conhecida como escolástica.

Qual é significado do termo filosofia e cite 1 filósofo e as sua teoria?

Aristóteles foi o responsável por afirmar que Tales foi o primeiro filósofo e reconheceu em Pitágoras a origem do termo filosofia, que seria a junção dos vocábulos gregos philos (de philia, que significa amor ou amizade) e sophia (que significa sabedoria). O filósofo seria, portanto, um amigo ou amante da sabedoria.

Qual o nome dos dois principais filósofos representantes da filosofia no período medieval?

Períodos da Filosofia Medieval e Principais Filósofos. O ícone resume a filosofia medieval: santo Tomás de Aquino, cristão, rodeado dos filósofos gregos Aristóteles e Platão. O objeto de estudo da filosofia medieval começou antes deste período cronológico da história.

Quais são os filósofos medievais?

Maimônides, Nahmanides, Yeudah ben Levi (judeus), Avicena, Averróis, Alfarabi e Algazáli (árabes), Abelardo, Duns Scoto, Escoto Erígena, Santo Anselmo, Santo Tomás de Aquino, Santo Alberto Magno, Guilherme de Ockham, Roger Bacon e São Boaventura são considerados os principais nomes da Filosofia medieval.

Quais os principais influenciadores da filosofia medieval?

Os principais influenciadores da filosofia medieval foram Platão e Aristóteles. Estes dois filósofos gregos influenciaram o pensamento filósófico medieval, caracterizado pela justificativa da religião católica. As principais linhas de pensamento da filosofia moderna são o racionalismo e o empirismo.

Qual filósofo faz parte da filosofia medieval?

Santo Agostinho e São Tomás de Aquino: dois expoentes do pensamento filosófico medieval.

Qual o traço fundamental da filosofia medieval?

A característica principal da Filosofia Medieval é a experiência humana fundamentada na existência do sagrado. Essa perspectiva ficou conhecida como Quaestio Dei (Questão de Deus), que é a busca racional pela verdade que não se contradiz pela fé, mas, pelo contrário, lhe dá um novo sentido.

Qual a ideia central da filosofia moderna?

Ela marca uma transição do pensamento medieval, fundamentado na fé e nas relações entre os homens e Deus, para o pensamento antropocêntrico, marca da modernidade, que eleva a humanidade a um novo status como o grande objeto de estudo. ...