Tendo se debruçado sobre diversos temas, uma das contribuições de Guattari é a distinção dos três sentidos usuais de “cultura”: cultura-valor, cultura-alma coletiva e cultura-mercadoria. A noção de cultura-valor é a mais antiga das três. Ela expressa a ideia de que é possível ter ou não ter determinada cultura.
Conjunto de características que definem alguém, quanto suas ideias, crenças, costumes e hábitos. Exemplo de uso da palavra Valores culturais: Os valores culturais daquele povo são diferentes dos nossos, já que temos maneiras totalmente diferentes de viver e pensar.
Vivemos em um país de dimensões continentais e muita pluralidade cultural. Por isso, é importante que as crianças aprendam, desde cedo, a respeitar as diferenças e a reconhecer saberes e costumes distintos dos seus. Valorizar a pluralidade é fundamental para evitar que as crianças desenvolvam preconceitos.
Para Trindade a cultura tem um importante papel no processo de aprendizagem, pois é ela é que nutre todo processo educacional, na missão de forma individuo crítico e conhecedor de sua origem cultural, daí a necessidade de se discutir as culturas diversas na sala de aula.
Resposta. A cultura greco-romana influenciou e ainda influencia a sociedade, como por exemplo as leis que seguimos, questões religiosas e outros. Fora o fato de que é importante se conhecer a cultura de outros países.
A herança cultural deixada pelos gregos fora riquíssima e influenciara toda a civilização ocidental. Suas concepções de beleza, retratadas nas obras de pinturas, escultura e arquitetura, são tidas como clássicas, por seu equilíbrio e harmonia.