Botão sináptico é uma saliência diminuta na extremidade de um ramo terminal de um axônio de um neurônio pré-sináptico. Cada botão sináptico possui muitas vesículas que contém quantidades pequenas de neurotransmissores.
A parte final do axônio (também chamada de terminal axonal ou botão terminal) é o local onde o axônio entra em contato com outros neurônios, passando informações para eles. ... Ao alcançar o fim de seu axônio, o sinal nervoso viajou como um pulso de eletricidade.
Quando um impulso nervoso chega à terminação do axônio, ocorre a liberação, por exocitose, dos neurotransmissores, os quais se difundem pela fenda sináptica (pequeno espaço que separa o neurônio pré-sináptico da célula-alvo) e chegam até a célula-alvo (célula pós-sináptica), desencadeando o potencial pós-sináptico.
Os três componentes principais da junção neuromuscular (JNM) incluem a região pré-sináptica, a fenda sináptica e a região pós-sináptica.
A sinapse entre um neurônio (pré-sináptico) e uma célula efetora aoinvés de um outro neurônio (pós-sináptico). As junções neuroefetoras incluem as sinapses dos músculos e das células secretórias.
Os receptores para a acetilcolina se dividem em duas classes principais: nicotínicos (que ainda se subdividem em neuronais e musculares) e muscarínicos (que apresenta cinco subtipos). Os receptores nicotínicos musculares são encontrados nas junções neuromusculares.